Escritora convidada: Deborah Dornellas
Deborah Dornellas é uma carioca criada em Brasília, que vive em São Paulo desde 2011. É escritora, jornalista, tradutora e aprendiz de artista plástica. Entre 1986 e 1992, cursou Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB), período durante o qual trabalhou com produção cultural e agenciamento de músicos. Foi empresária/produtora de Cássia Eller, Marco Pereira, Invoquei o vocal, Banda Mexe com tudo, entre outros.
Em 2001, concluiu o mestrado em História (UnB) com um trabalho sobre o maracatu nação pernambucano, resultado de uma pesquisa que a levou para dentro do universo da cultura popular brasileira de matriz africana, sua grande paixão.
É também pós-graduada em Formação de Escritores (ISE-Vera Cruz-SP). Em 2012, publicou Triz (In House), uma reunião de poemas. Desde 2013, integra o Coletivo Literário Martelinho de Ouro e participou de todas as publicações do grupo. Cruzou o Atlântico pela primeira vez em 2016, para ver Angola de perto e alimentar-se de histórias. Por cima do mar (Editora Patuá, 2018, 344 páginas), seu romance de estreia, foi o vencedor do Prêmio Literário Casa de las Américas 2019, na categoria “Literatura Brasileira”.
Sinopse de Por cima do mar
Lígia Brasil é uma mulher negra, brasiliense, historiadora, que vive em Angola. Aproveitando uma pausa compulsória em suas atividades, decide reunir num texto algumas de suas lembranças. Enquanto escreve, vai costurando e editando suas memórias, remotas e recentes, num movimento de vaivém que atravessa o oceano e o tempo. Constrói pontes entre sua infância e juventude pobres na Ceilândia, periferia de Brasília, e sua vida atual na cidade de Benguela; entre a ancestralidade africana e a identidade brasileira.
Encontro com a escritora Deborah Dornellas
Data: 17 de junho de 2019, segunda-feira, às 17h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados, Anexo II
Inscrições pelo e-mail nucleodeliteratura@camara.leg.br
O evento é promovido pelo Centro Cultural e Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados.
Entrada franca