Autores convidados: Sidney Barbosa e Daniele Lessa

O Encontro com os Autores recebe Sidney Barbosa e Daniele Lessa Soares, organizadores do livro "Artes, mídias e outras literaturas" (Paco Editorial). O programa tem transmissão ao vivo no dia 29 de setembro às 19h pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube.
21/09/2022 12h30

Sinopse de Artes, Mídias e outras Literaturas 

O relógio do tempo se passou entre fevereiro e maio de 2021, auge da pandemia de Covid-19 no cenário brasileiro de angústias e incertezas. No calendário comum, as aulas do professor Sidney Barbosa na disciplina Literatura, Artes e Mídias, do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília, aconteceram nas tardes das sextas-feiras. O espaço foi dividido na tela, cada qual no seu quadrado de linhas retas, arredondadas a cada encontro em compartilhamento de gentilezas, incentivos e especialmente afeto pela literatura e pela arte em suas variedades e conversas. O tempo, então, quis permanecer, e se transformou no livro "Artes, mídias e outras literaturas", que apresenta 17 artigos compondo um panorama diverso dos diálogos infindáveis das Artes com a Literatura. Música, dança, ópera, teatro, cinema, arquitetura, cultura pop, gastronomia, poesia, pintura, séries de televisão, literatura surda, graffitti, tarô, quadrinhos, são alguns dos caminhos deslindados pelos textos do livro. 

Sidney Barbosa

Antes de trabalhar como professor de Literatura Francesa da Universidade de Brasília, onde está há doze anos, Sidney Barbosa atuou por trinta anos na Unesp, lecionando Língua e Literatura Francesa nos campi de Assis e de Araraquara, cidades do interior do Estado de São Paulo. Na sua formação, cursou a Graduação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca, na primeira metade dos anos 1970. A especialização e a maîtrise en lettres modernes foram feitas na Université de Poitiers, na França, no final daquela década. Nos anos 1980 cursou o doutorado na Universidade de São Paulo, onde obteve o título (1989) em Língua e Literatura Francesa com uma tese sobre os contos do escritor simbolista Villiers de l’Isle-Adam. Em 2005, obteve o título de Livre-Docente em História do Romance na Unesp de Araraquara, com um trabalho sobre a representação da Natureza no romance francês do século XIX. Realizou dois estágios pós-doutorais, um na Université de Paris VIII, em 1999 e outro na USP, em 2017.

Na UnB, trabalha na formação do Bacharelado e da Licenciatura em Francês, no TEL – Departamento de Teoria Literária e Literaturas – e é docente do Programa de Pós-Graduação em Literatura. Participa de dois grupos de pesquisa: o Topus, que estuda o espaço na Literatura, e o Liter-Artes, que busca entender as relações da Literatura com as outras artes.

Orienta trabalhos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado (e algumas supervisões de pós-doutorado) sobre o Simbolismo francês, o gênero romance, o teatro como gênero literário, bem como sobre a história da leitura e das bibliotecas. A linha de pesquisa em que está inserido é a intitulada “Literatura e Outras Artes”, refletindo especialmente sobre as relações da literatura com a pintura, a música, a fotografia e os quadrinhos. Tem várias publicações sobre esses temas em revistas e livros e apresenta-se como especialista nas Letras apaixonado pela Literatura e pela Arte em geral.
 

Daniele Lessa Soares

Daniele Lessa Soares é mestranda em Literatura e Práticas Sociais na Universidade de Brasília, com pesquisa sobre Literatura e Ilustração na literatura brasileira. É uma das autoras da coletânea "Escritoras brasileiras", publicada também em 2022 pela Edições Câmara, obra na qual escreveu o capítulo dedicado à escritora Maura Lopes Cançado. É formada em Comunicação Social pela UnB, tendo especialização em Literatura Brasileira e História da Arte. 

Jornalista e servidora da Câmara dos Deputados, já recebeu os prêmios Sebrae, HSBC de Sustentabilidade e Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Também foi ganhadora do Prêmio Funarte de Dramaturgia em 2014. Atualmente faz parte da equipe da editora Edições Câmara.

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 43ª edição. 

 

Encontro com os Autores Sidney Barbosa e Daniele Lessa Soares

29 de setembro, quinta-feira, às 19h

Transmissão pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e pela página facebook.com/BibliotecadaCamaradosDeputados

Informações: 

 

Assista aqui à íntegra do bate-papo.