Autor convidado: Aldri Anunciação
Aldri foi o vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura 2013 na categoria Literatura Juvenil, com a obra ficcional "Namíbia, não!", baseada na peça de mesmo nome, que teve mais de um milhão de espectadores em dez anos de temporadas nos teatros. Foi um dos roteiristas do longa-metragem "Medida provisória", dirigido por Lázaro Ramos, uma adaptação de "Namíbia, não!".
Em 2023, lançou a novela literária distópica “Pretamorphosis: Biografia não autorizada de um ex-branco” (Editora Malê). O livro conta a história de Gregório, brasileiro branco de classe média que certo dia acorda com um pequeno sinal preto na mão esquerda. O que parecia uma leve irritação de pele avança por todo corpo e, em pouco tempo, o jovem se transforma misteriosamente em uma pessoa negra. Ao perceber as dificuldades de ser negro em uma sociedade que se quer branca e ainda se ver obrigado a encarar a família, namorada e colegas a partir de uma perspectiva enegrecida, Gregório inicia uma jornada de resgate de sua verdadeira identidade, até se deparar com um simples detalhe nunca antes percebido, que mudará para sempre sua visão sobre si mesmo.
Em 2020, Aldri lançou “A trilogia do confinamento" (Ed. Perspectiva), coletânea que reúne as peças “Namíbia, não!”, “Embarque imediato” e “Campo de batalha”.
Ganhou o Prêmio de Melhor Roteiro no Indie Film Festival de Memphis, nos EUA, e o Prêmio Manuel Barba de Melhor Roteiro no Festival de Huelva, na Espanha. Recebeu o Candango de Melhor Ator no Festival de Cinema de Brasília em 2018.
É dramaturgo e diretor da adaptação para o teatro do livro “Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro. Assina o texto da adaptação para o teatro do sucesso literário "Torto arado", de Itamar Viera Jr., com estreia prevista para setembro de 2024.
Recebeu a Comenda do Mérito Cultural em 2014. Protagoniza a série de ficção científica "A bênção", do Canal Brasil. Apresenta e roteiriza os programas "Conexão Bahia" e "Conversa preta" na TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Atuou nos filmes "Ilha" (ganhando o Candango de Melhor Ator de Longa-Metragem no Festival de Cinema de Brasília 2018) e "Café com canela", ambos dirigido por Ary Rosa e Glenda Nicácio. Atualmente trabalha na pré-produção de seu primeiro longa-metragem de ficção como diretor, intitulado “A solidez da água”, protagonizado pelo ator Antônio Pitanga.
Graduado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Aldri defendeu em 2021, no PPGAC-UFBA, doutorado em dramaturgia com a tese "A poética da discordância: Autodescolonização do autor através da descolonização da personagem de ficção".
Esta é a 58ª edição do Encontro com o Autor, uma parceria entre o Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. O programa agora conta com o apoio da TV Câmara, que grava o programa para exibi-lo posteriormente em sua grade de programação e no canal da Câmara no YouTube. É possível acessar aqui a playlist do Encontro com o Autor.
Encontro com o Autor Aldri Anunciação
Data: 30 de agosto, sexta-feira, às 10h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca da Câmara dos Deputados
Entrada franca
Informações: nucleodeliteratura@camara.leg.br