O Cortiço, de Aluísio Azevedo
Em março o Clube de Leitura vai analisar a obra O Cortiço, um romance naturalista do brasileiro Aluísio Azevedo, publicado em 1890, que denuncia a exploração e as péssimas condições de vida dos moradores das estalagens ou dos cortiços cariocas do final do século XIX. Tendo como cenário uma habitação coletiva, o livro difunde as teses naturalistas, que explicam o comportamento dos personagens com base na influência do meio, da raça e do momento histórico.
Haverá duas turmas: uma às quintas-feiras das 12h30 às 13h30 e outra às sextas-feiras das 13h30 às 14h30, ambas com o professor Wellington Brandão. A turma de quinta-feira (Turma 1) começa no dia 09/03, e a turma de sexta (Turma 2), no dia 10/03.
Serão abertas 15 vagas para cada turma. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 06/03 pelo e-mail: nucleodeliteratura@camara.leg.br (com a opção de turma).
O Clube de Leitura é uma iniciativa do Centro Cultural e Biblioteca da Câmara dos Deputados. A cada mês será debatido um grande clássico da Literatura.
A participação é gratuita, e as reuniões acontecem na Sala 17 da Biblioteca Pedro Aleixo, no Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados. Mais informações pelo telefone (61) 3215-8093.
Leia O Cortiço (arquivo em pdf).