Servidores da Arte

SERVIDOR TAMBÉM SERÁ HOMENAGEADO COM ARTE

 

Servidores da Arte

 Para homenagear o servidor público no seu dia, o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados abre uma exposição que mostra a arte feita pelos próprios servidores. De 14 a 23 de outubro, Lídia Covre, Fabiano da Jota e Joana Pugas exibirão um trabalho inovador, criativo e genuíno na Galeria do 10º andar do Anexo IV. A aquarelista Lídia Covre exibe Retalhos do Passado, um conjunto de obras onde emprega acrílico sobre tela e em azulejos de várias épocas e países, com a intenção de levar o espectador a recordar a beleza e o colorido da arte do passado.

Já o arquiteto e artista plástico autodidata Fabiano Da Jota escolheu o tema Brasílica para compor seu trabalho em homenagem ao servidor. Fabiano se inspirou na famosa obra Nova Lusitânia, História da Guerra Brasílica, de Francisco de Brito Freire, escrita no século XVII.

Joana Pugas mostra Arte e Magia Tropical, em que utiliza a técnica da arte plástica digital para criar telas abstratas. O resultado são obras com cores fortes e imagens inusitadas, onde a artista mostra sua pesquisa criativa e divulga uma nova forma de manifestação artística.

Na mostra, os três servidores da Casa expõem suas obras, cada qual a seu estilo mas sempre com muita criatividade. O servidor Fabiano da Jota, inspirado no livro `Nova Lusitânia, História da Guerra Brasílica,` de Francisco de Brito Freire, procurou através de seus quadros abordar os personagens da história do Brasil de uma forma diferente:  Percebi que a história do Brasil tem muita pouca fantasia, não temos muitos heróis. Então, minha idéia era destacar estes personagens importantes de forma a dar a eles esta dimensão de heróis”, explica.

Este é o primeiro trabalho artístico de Fabiano, que elogia a iniciativa da Câmara: Exposições como esta são importantes porque valorizam nossas atividades fora do ambiente de trabalho e nos incentivam a continuar realizando-as”.

 Lídia Covre, mais uma das artistas a exibir seus trabalhos, concorda com o colega: “Minha primeira  exposição foi aqui, então não posso negar este reconhecimento”, Conta. Ela também destaca outros pontos relevantes das mostras dentro da Casa: “Isso trabalha o outro lado do funcionário, o hobby, que é uma válvula de escape fundamental. Acho que mesmo no ambiente de trabalho temos de ter contato com a arte. As vezes a vida corrida não permite que a gente tenha tempo de visitar galerias e museus. Então, estas exposições são uma forma de trazer a arte para perto da gente, e também de conhecer novos artistas`, acredita Lídia.

A servidora já produz trabalhos artísticos há 10 anos. Apesar da formação em matemática, ela afirma que sua vocação sempre foi a arte. Na exposição, ela apresenta telas em acrílico, que representam azulejos de várias épocas e países. Ela revela de onde tirou a inspiração para a realização do trabalho: “A idéia surgiu depois de visitar o museu do azulejo em Montevidéu no Uruguai, que dá uma visão geral da época do país. O trabalho que apresentei na exposição é só uma fatia do que quero fazer, pretendo continuar trabalhando com azulejos”, diz Lídia.

Já a terceira servidora a exibir suas obras, Joana Pugas começou a produzir suas telas por acaso: “Esse trabalho começou como uma terapia ocupacional. Certo dia um amigo viu alguns trabalhos meus e me incentivou a começar a criar coisas novas, foi aí que comecei a desenvolver melhor minhas obras”, conta Joana.

A artista diz que considera fundamental exercer uma atividade prazerosa fora do trabalho: “Para combater o stress do dia-a-dia é muito positivo fazer uma terapia ocupacional. Isso te ajuda a não deixar este estresse interferir em seu trabalho e nem no seu relacionamento com os colegas”, acredita.

Joana diz se sentir muito satisfeita com a oportunidade de expor seu trabalho: “Só tenho a agradecer ao Espaço Cultural a chance de poder homenagear meus colegas no dia do servidor. Mas acho que deveriam haver mais exposições como esta. Ainda há muito espaço que poderia ser usado para este fim, como o hall dos elevadores por exemplo”, sugere e  acrescenta: “Ainda existem na Casa muitos artistas que podem devem ter seu trabalho divulgado. O importante é continuar investindo cada vez nestas iniciativas”, declara.

Serviço:
Local: Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados
Data: 14 a 31 de outubro de 2008
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 17 horas
Censura Livre
Entrada Franca
Organização Espaço Cultural da Câmara dos Deputa