Recifes de Coral
Exposição de Recifes de Coral Brasileiros
O Núcleo da Zona Costeira e Marinha e o Projeto Corredores Ecológicos da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente realiza a exposição Recifes de Coral Brasileiros com o objetivo de divulgar ações em prol da conservação dos recifes de coral do Brasil, em parceria com SOS Mata Atlântica no Espaço do Servidor, no anexo II, da Câmara dos Deputados no período de 7 a 11 de abril de 2008. Além disso, a Frente Parlamentar de Meio Ambiente realizará um café da manhã no dia 9 de abril de 2008 dedicado ao tema Recifes de Coral do Brasil, no anexo IV 10 andar Restaurante Pampa, a partir das 8 h.
Os recifes constituem-se em importantes ecossistemas, altamente diversificados, por abrigarem uma extraordinária variedade de plantas e animais e são considerados o mais diverso habitat marinho do mundo e por isso mesmo, possuem grande importância econômica, pois representam a fonte de alimento e renda para muitas comunidades. Uma de cada quatro espécies marinhas vive nos recifes, incluindo 65% dos peixes. Os recifes estão para o ambiente marinho da mesma forma que as florestas tropicais estão para os ambientes terrestres, ou seja, os maiores centros de biodiversidade do planeta.
O Brasil possui os únicos ecossistemas recifais do Atlântico Sul se distribuindo ao longo de, aproximadamente, 3.000 km na costa nordestina, desde o Maranhão até o sul da Bahia. Apesar de toda sua importância, os ambientes recifais em todo o mundo, vêm sofrendo um rápido processo de degradação através das atividades humanas.
O primeiro ano Internacional dos Recifes de Corais foi comemorado em 1997 com o objetivo de chamar a atenção para o aumento das ameaças e perdas de recifes de coral e ecossistemas associados, tais como manguezais e banco de algas. Passados dez anos, continuamos com a necessidade urgente de se aumentar o conhecimento sobre os recifes e seus valores ecológicos, econômicos, sociais e culturais, bem como, sobre as ameaças críticas a esses ambientes e de gerar ações urgentes e efetivas de conservação e uso sustentável, no âmbito local, regional e local.
Dessa forma, a Iniciativa Internacional para os Recifes de Coral (ICRI), designou o ano de 2008 como o Ano Internacional dos Recifes de Coral.