Programa Espacial Brasileiro

Exposição Programa Espacial Brasileiro - Espaço do Servidor de 05 a 09 de maio

 

Marcos PontesA Agência Espacial Brasileira (AEB) apresentou  entre os dias 05 a 09 de maio, a exposição O Programa Espacial Brasileiro. O evento, que aconteceu no Espaço do Servidor, na Câmara dos Deputados, ee foi realizado em razão do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Centro Espacial de Alcântara, que aconteceu na terça-feira (6).

Maquetes dos foguetes brasileiros Sonda I, II, III, IV, VS-30, VSB-30 e do Veículo Lançador de Satélites (VLS), sendo a maior delas com 2m de altura, permitirão que adultos e crianças conheçam o mundo dos lançadores desenvolvidos pela Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). O Satélite de Coleta de Dados (SCD-2) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) estão sendo representados na exposição.

Seis painéis de 1,20m por 1,70m oferecem aos visitantes um panorama geral do programa espacial, ao mostrar os centros de lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte, os satélites brasileiros, os foguetes e lançadores, o vôo do astronauta brasileiro e as instituições ligadas às atividades espaciais.

A exposição contou, ainda, com itens alusivos à ida do primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, à Estação Espacial, entre eles um selo comemorativo dos Correios e uma medalha cunhada pela Casa da Moeda. Esteve exposta também uma réplica da roupa usada pelo astronauta na missão espacial exposta.