Patrimonio Croata

 

“PATRIMONIO CROATA PROTEGIDO PELA UNESCO”  Corredor de Acesso ao Plenário - 15 a 19 de outubro


O Espaço Cultural da Câmara dos Deputados recebe no período de 15 a 19 de outubro, no Corredor de acesso ao Plenário,  a exposição "Patrimônio Croata Protegido pela Unesco" . Composta de importante acervo histórico e arquitetônico a mostra organizada pela Embaixada da Croácia com o apoio do Grupo Parlamentar Brasil-Croácia, vai divulgar as belezas naturais e o patrimônio histórico e cultural daquele país, com o objetivo de incrementar o seu turismo.
A exposição do patrimônio croata protegida pela UNESCO traz importante acervo histórico, arquitetônico e natural de um pequeno pais que ressurgiu na lista dos países europeus há dezesseis anos. Sede de uma civilização antiga Croácia foi crescendo e enriquecendo ao longo dos séculos, apesar dos obstáculos históricos ou, talvez, em virtude deles. Os cartazes mostrarão parte dessa riqueza - seis localidades croatas declaradas pela UNESCO como patrimônio da humanidade.
Patrimônios
O único patrimônio natural da Croácia e uma das primeiras localidades do mundo protegida pela UNESCO - Lagos de Plitvice, conjunto de 16 lagos unidos por cascadas e cataratas que mudam o visual em todas as estações do ano, a beleza do mais famoso parque nacional da Croácia se revela em todas estações do ano seja no outono quando cores dos arvores se refletem nas águas cristalinas do lago seja no inverno quando as cascadas ficam geladas e os arvores descobertos com neve.
Localidades na Dalmácia central onde, como em nenhum parte do mundo se encontram patrimônios da UNESCO na distância de só 30 km. Esses são a cidade românica de Trogir cheia de valiosas obras de historia de arte e arquitetura em pedra croata onde o passeio pelas ruas da cidade parece uma viagem na época dos Gregos, Romanos e Venetos e o Palácio do imperador romano Diocleciano em Split, um dos mais preservados monumentos do mundo da arquitetura romana e único monumento cultural onde residem as pessoas.
Mais dois monumentos da lista são a Basílica de Eufrásio na cidade de Porec do século VI cujos mosaicos são mais bonitos exemplos de arte bizantina e a catedral de São Santiago em Sibenik, catedral construída só de pedra das ilhas croatas. Por fim, a pérola do Mediterrâneo, Dubrovnik a cidade da única cultura e historia política cujo símbolo são as intactas muralhas de 1840 metros que cercam a cidade e representam um dos mais bonitos e mas resistentes sistema da fortificação do Mediterrâneo.