Pátria Amada Brasil

Exposição de Carbone homenageia o Brasil


Ao reproduzir em telas as mais expressivas e marcantes imagens dos estadoPatria amada Brasil.jpgs brasileiros, a artista plástica Cristiane Carbone busca construir uma identidade nacional. A exposição Pátria Amada Brasil promovida pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares de 30 de janeiro a 15 de fevereiro, no Corredor Cultural (acesso ao Plenário), é um gesto de amor ao país.
A iniciativa coincide com o momento em que a Câmara dos Deputados empossa os novos parlamentares eleitos para a 53ª Legislatura.
A artista já declarou sua paixão por São Paulo em dois projetos anteriores realizados naquela cidade: "Tributo a São Paulo" (preservação da memória paulistana) e "São Paulo na Linha do Tempo" (resgate da memória paulistana). Ela acredita que através de suas obras possa imortalizar a São Paulo poética e boêmia.

Paulista de Santo André, Carbone, teve seu primeiro contato com a pintura aos 16 anos na Escola Oficina de Artes de sua cidade. Mas, só a partir de 1994, através das aulas no ateliê do professor Edson Raposeiro, passou a dedicar-se integralmente à profissão. Sua primeira exposição ocorreu no ano seguinte na Nossa Caixa Nosso Banco. Entre os diversos prêmios que recebeu, destacam-se: Medalha de Ouro no 20º Salão de Abril de Belas Artes/ Franca (SP), 2004, com a obra "Mercado Municipal de São Paulo" ( na década de 20) e, Medalha de Prata na Associação Comercial de São Paulo/ Pinheiros, 2006, com a obra "Teatro Municipal de São Paulo".