Katavento
Katharina Welper leva a mostra katavento ao Espaço Cultural da Câmara dos Deputados
A partir do dia 6 de novembro, os brasilienses poderão visitar na Galeria do 10º andar da Câmara dos Deputados a exposição Katavento que reúne 22 obras da artista plástica Katharina Welper.
Com curadoria de Celso Albano a mostra tem como objetivo difundir as obras da pintora carioca que tem seus traços comparados ao vanguardista Flávio de Carvalho, morto em 1973. "Seu grafismo se assemelha ao traço de Flávio de Carvalho, inclusive pela temática da figura feminina, onde as linhas livres da tensão e turbulência interior da atividade criativa transmitem a idéia de uma pureza visual e tanto o tema quanto sua realização parecem se instalar sem conflito no espaço da tela", avalia o escritor Mariel Reis.
Nascida em Petrópolis (RJ), Katharina Welper iniciou seus estudos pela teoria, no curso de Educação Artística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, antes de passar para a realização da sua obra. "A jovem fluminense tem esse mérito. Ao estudar a obra dos grandes mestres, a pintora demonstra como é importante esse encontro para o desenvolvimento posterior de seu trabalho. Isso está bem visível na sua ainda recente produção. Nela, Katharina revela uma pintora de amplas possibilidades, principalmente pela noção exata que tem da composição plástica", ressalta o escritor, crítico de arte e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte/AICA, Geraldo Edson de Andrade.
Os trabalhos foram realizados este ano com tinta acrílica sobre tela em pintura linear ou montagem.