Jonas Lemes
O Clássico - A Reciclagem - O Contemporâneo - Pinturas de Jonas Lemes - Corredor de Acesso ao Plenário - 03 a 12 de junho
O artista plástico Jonas Lemes analisou diversas possibilidades para o uso adequado de materiais para desenvolver seus trabalhos. Há sete anos, encontrou uma alternativa que atendesse tanto sua constante busca no mundo das artes quanto sua preocupação com a preservação da natureza. Optou pelo material em que pudesse expressar a contemporaneidade da sua arte e que contribuísse para a preservação do meio ambiente, tão necessária e importante. A partir daí, Jonas Lemes passou a manifestar a sua criação na lona de caminhão usada com um importante valor agregado, a prática da cidadania decorrente da sua responsabilidade sócio-ambiental.
Além de ser ecologicamente correta por sua capacidade de reaproveitamento, a lona de caminhão usada vira arte nas mãos de Jonas Lemes. Para o artista, trabalhar com materiais ecologicamente corretos possibilita transcender sua arte, pois, permite aperfeiçoar cada vez mais sua técnica e também contribuir para o estímulo da consciência crítica do seu público sobre as artes e sobre a reciclagem de recursos materiais.
A arte possui um incrível poder transformador porque atua de maneira sutil sobre as percepções, fazer uso da arte de maneira consciente é também poder contribuir para o importante enfoque sobre o desenvolvimento da compreensão integrada do meio ambiente e suas múltiplas relações.
Essa abordagem inovadora do artista plástico Jonas Lemes permite o reconhecimento e o respeito à natureza, unindo o belo ao necessário, fomentando a aliança e o fortalecimento da cultura, da cidadania e da educação ambiental.
Divulgação: Luiz Paulo Pieri e Alessandra Rios
Contatos: 3215-8080 – 3215-8085 -