Geometria das Cores II

 

 

SIMETRIA E PUREZA NA OBRA DE HOSANA BEZERRA

 

 

 

Hosana Bezerra.jpg Geometria das Cores II, com 30 telas inéditas do artista plástico Hosana Bezerra foram mostradas de 3 a 19 de abril, no Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados. Esta é a quarta vez que o artista é selecionado através de edital do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, "Zumbi dos Palmares", para expor nas dependências da Casa.

Até por sua origem muito humilde, Hosana nunca freqüentou uma escola ou um curso de arte. Foi contemplando e observando obras de outros artistas que Hosana começou a fazer experiências com diversos materiais e tintas. A arquitetura de Brasília foi sua grande inspiração , revela o artista. Natural de Recife (PE), o pintor veio para Brasília no final da década de 80 em busca de uma vida melhor. Ficou encantado com a simetria da cidade e para se expressar desenvolveu seu estilo próprio. Simetria que já povoava a imaginação dele ainda na sua infância, em meio ao colorido extravagante da cultura pernambucana.

Hosana que trabalhou sete anos como lavador de carros no estacionamento da Câmara dos Deputados acabou por se revelar um artista genuníno, puro de qualquer influência. Ele sintetiza: "As pessoas olhavam a minha obra e diziam ser formas geométricas, mas viam além". Confessa também que bebeu na fonte dos mosaicos e azulejos de Athos Bulcão, uma marca presente em toda Brasília.

Da vida, o artista não se queixa do trabalho como lavador de carros ou das muitas carências que teve de enfrentar na cidade nova, longe da sua terra, da sua gente. Ele tem mágoas, sim, é do preconceito de que tem sido vítima, como se sua origem simples, a sua falta de instrução, o não atrelamento a qualquer corrente estética, fosse um demérito. Tudo o que ele espera é abrir os corações e mentes de todos através de sua obra disciplinada, forte nas cores, solene nas simetrias.

Por outro lado, se manifesta orgulhoso por sobreviver exclusivamente com a renda de suas obras de arte. Hosana Bezerra já realizou várias exposições e palestras em faculdades de Brasília e conquista a todos com sua humildade. "Expresso através da pintura a simetria de Brasília da minha forma, acrescentando cores, dando mais alegria e harmonia."