Foto Arte 2007

 

Foto Arte 2007

 

"A composição na cor – uma experiência com Walter Firmo"


walter-firmo.jpgA Fotogaleria da Presidência da Câmara mostra de 06 a 29 de novembro o trabalho de alguns dos mais renomados fotógrafos brasileiros, como parte do Projeto Foto Arte 2007, que transforma Brasília numa imensa galeria. O maior destaque desta mostra é "A composição da cor", trabalha desenvolvimento por Walter Firmo em um worshop que ocupou dois finais de semana no último mês de maio, quando o veterano repórter fotográfico captou as cores de Brasília e Pirenópolis durante as Cavalhadas, uma das mais fortes e exóticas manifestações da cultura histórica de Goiás. Alegria e descontração são marcas deste profissional que completou este ano 50 anos de atividade fotográfica, que por muitos anos, atuou como repórter fotográfico em importantes jornais e revistas brasileiras. Considerado um mestre da cor na fotografia, foi coordenador do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte e tem em seu currículo vários prêmios, como o Esso de reportagem em 1964 e nove prêmios internacionais de fotografia da Nikon (Tóquio).

A parte da Câmara na FOTO ARTE 2007 mostra o trabalho de outros 13 fotógrafos, como Carlos Peixoto, psicólogo que busca na fotografia esmiuçar a aura humana ou o técnico em Processamento de Dados da UNEB-DF, Eduardo Peixoto, que acaba de realizar o curso com Walter Firmo.

Hélio Rocha é professor de Música e formado em Música pela Universidade de Brasília UnB além de fotógrafo. Realizou duas exposições individuais e doze coletivas, nacionais e internacionais. Foi selecionado e premiado em vários concursos e salões, conquistando o 1º lugar em três deles. Hélio Rocha é membro do grupo brasiliense de fotógrafos DF em Foco e membro fundador do Candango Fotoclube.

Outro integrante da mostra é Jorge Diehl , fotógrafo há mais de 15 anos, com formação em Jornalismo, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Estudou fotografia com grandes nomes da fotografia brasileira, tais como Milton Guran, Antônio Augusto Fontes e Walter Firmo. Detém mais de 30 prêmios em concursos e salões fotográficos nacionais e internacionais: selecionado em 5 edições do concurso Photo Amateurs, revista francesa Photo.

Arthur Monteiro é fotojornalista free lancer e atua como técnico de estúdio na Universidade Católica de Brasília. Tem particular interesse por manifestações culturais e suas fotos integram o banco de imagens Samba Photo. Henry Magalhães Macário é desenhista Industrial e atua como fotografo amador desde o ano de 2000. Armando Salmito é desenhista industrial e fotógrafo. Especializado em tratamento digital de imagem, atualmente dedica-se à pesquisa e à realização de projetos autorais. Isabela Lyrio é formada em comunicação, fotojornalista free lancer, trabalha com espetáculos e fotografia documental.

A exposição promovida pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares apresenta ainda os fotógrafos Gabriel Marques, Ivone Lopes, Eliana Ono, Ricardo Reis e Vladimir Moreira.