Dia Internacional da Mulher

 

EXPOSIÇÕES NA CÂMARA MARCAM O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

"As conquistas e os valores nacionais" dão nome a uma das principais atrações das comemorações do Dia Internacional da Mulher na Câmara dos Deputados. Coordenada pelo Museu da Câmara e Espaço Cultural a, mostra tem como objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pelas mulheres nas mais variadas atividades, especialidades e segmentos profissionais da sociedade .A exposição destaca a importância das mulheres brasileiras no processo de construção da democracia e da cidadania no Brasil. O público terá oportunidade também, de conhecer o trabalho legislativo desenvolvido pelas representantes femininas na Câmara dos Deputados durante as discussões e votações de projetos para aprovação das leis do país.

Em datas relevantes como o Dia Internacional da Mulher, a Câmara vem se empenhando em mostrar o trabalho de preservação do patrimônio histórico documental da instituição para construção da memória institucional . Quer também estimular a curiosidade através de uma visão didática que prime pela pesquisa, confiabilidade de dados históricos e pela clareza da linguagem, além de provocar a reflexão sobre o papel da mulher na construção e na manutenção da cidadania, apresentar conteúdo didático sobre o tema e sua importância para a formação educacional e profissional dos cidadãos brasileiros . A idéia é oferecer ao visitante e aos servidores , em roteiro de visitação , a aquisição de conhecimentos históricos de forma lúdica e inovadora.

Local: Corredor de acesso ao Plenário

Data: 03 a 12 de março

Visitação: segunda a sexta, das 9h ás 18 horas



Carmen Miranda

As comemorações incluem, ainda, uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Carmen Miranda, uma das mais notáveis artistas do rádio brasileiro, que conquistou a América, tornando-se um ícone reverenciado até hoje em todo o continente. No Hall da Taquigrafia será montado um painel com a imagem da cantora, que fazia questão de lembrar: "Eu não tenho voz nenhuma. O que tenho é bossa". Nascida em Portugal, mas uma artista que incorporou a alma brasileira, Carmen ia muito além dos remelexos e balangandãs. Dizia ela: "Se eu não fosse artista de rádio, é porque teria me casado aos quinze anos e já teria uns cinco filhos. Seria uma boa dona de casa, bem burguesa, dessas que lêem os jornais e as revistas da moda e , quando saem, vão à manicure...".

Ruy Castro, escritor e crítico musical, autor de Carmen (Cia. das Letras, 2005) dizia que "ao mesmo tempo que parecia frágil em sua vida amorosa e pessoal, Carmen estava fazendo uma revolução na música brasileira, tornando-a adulta, urbana, maliciosa, e estimulando os compositores a explorar esses caminhos".

Local: Hall da Taquigrafia – Anexo II, Câmara dos Deputados

Data: 02 a 12 de março

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h30



ACERVO FEMININO

No Gabinete de Arte, espaço vinculado à presidência da Casa, nomes consagrados das artes plásticas nacionais terão suas obras mostradas. Desde Anita Malfatti, nome importante da Semana de Artes de 1922 à Fayga Ostrower, revolucionária no campo da gravura, amostra terá trabalho de Georgina de Albuquerque (1885-1962), uma artista que se definia como impressionista, mas que percorreu todos os estilos e todas as técnicas da pintura, que a consagraram ainda muito jovem. Mas um nome não poderia faltar nesta homenagem à mulher: Djanira da Motta e Silva, pintora, desenhista, ilustradora e cenógrafa, nascida em Avaré (SP), mas que passou a maior parte de sua vida no Rio e na Europa, onde conviveu com Fernand Léger, Joan Miró e Marc Chagall. Além desses nomes, a ceramista Irene Gomes da Silva e oito outras pintoras renomadas serão exibidas a partir de 03 de março a 25 de abril. Todas as obras pertencem ao acervo do Museu da Câmara dos Deputados e à funcionários da Casa. A exposição tem como curadora a deputada Sandra Rosado (PSB-RN).

Local: Gabinete da Presidência da Câmara – Edifício Principal

Data: 03 de março a 25 de abril

Visitação: segunda a domingo, das 9h às 17 horas

Classificação das exposições Livre

Entrada Franca

Informações para Imprensa

Alessandra Rios

Assessora de Imprensa

Espaço Cultural da Câmara dos Deputados

3215-8080/8081