Guy Blanc

DESNUDANDO PARIS E BRASÍLIA   PELA LENTE DE GUY BLANC

Guy BlanBrasília - Paris, Olhares Cruzados é a 5ª exposição do francês Guy Blanc, cineasta com larga experiência no Brasil, onde produziu para a TV francesa um documentário sobre as obras de Oscar Niemeyer. Nesta exibição, que será aberta oficialmente pelo embaixador da França, Antoine Pouillieute, no dia 4 de novembro, às 19 horas, no Espaço do Servidor, Guy vai mostrar imagens das cidades de Paris e Brasília. Ele conseguiu aproximar o que aparentemente é antagônico, ao mesmo tempo que distancia o que a primeira vista, seria comum.

Guiado apenas pela intuição o artista exibe das duas cidades a sensualidade das curvas, a elegância dos ângulos, a delicadeza das texturas, a maciez ou a dureza dos materiais utilizados ao longo do tempo. As imagens são como poesias feitas de concreto, pinturas figurativas, crônicas do dia a dia que permite descobrir e rever a beleza das duas capitais. Símbolo da proximidade entre os dois países, as fotos de Guy Blanc antecipa o lançamento do Ano da França no Brasil. Organizada pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares a exposição é uma iniciativa da Câmara dos Deputados e da Embaixada da França.

Guy Blanc um fotógrafo do mundo

Nascido em uma aldeia perto de Lyon , França, soube desde cedo que trabalharia com cinema. Após cursar um ano da Faculdade de Filosofia, Guy decide ir para Paris atrás dos seus sonhos. Antes porém de pisar em um set de filmagem, durante 3 anos , seu cenário são as ruas de Paris, que percorre como cicloboy.

Finalmente, aos 25 anos é convidado para trabalhar como assistente de produção e, logo após, como assistente de direção de filmes de longa metragem. Simultaneamente, realiza os primeiros documentários. Dirige o filme "Le Mois Le Plus Beau" . Sua carreira ganha novo impulso e ele passa a dirigir também filmes de publicidade. Suas atividades profissionais o levam para lugares díspares, Tunísia , Israel, Mal , Espanha, Portugal, Itália Índia. Acaba chegando ao Brasil para a filmagem de "Le retour du Grand Blond avec une chaussure noir". Dois anos depois, trabalha na produção do filme "Pastores da Noite", adaptação do romance homônimo do escritor baiano Jorge Amado. Apaixonado pelo país, Guy decide se instalar no Rio de Janeiro para dar continuidade ao seu trabalho. Também realiza trabalhos em São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Manaus, Cuiabá, Natal. Atualmente reside na capital federal e atua como diretor de vídeo e fotógrafo.

Serviço

Exposição "Brasília – Paris Olhares Cruzados" do fotógrafo Guy Blanc

Local: Espaço do Servidor, Anexo II, Câmara dos Deputados

Abertura oficial: 4 de novembro, às 19 horas

Visitação: 5 a 13 de novembro de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas

Censura Livre

Entrada Franca

Realização Espaço Cultural Zumbi dos Palmares

Informações para Imprensa

Alessandra Rios

Assessora de Imprensa

Espaço Cultural da Câmara dos Deputados

3215-8080/8081

Guy Blanc - Celular: 8415 9670