Cuba

Em ritmo e cores de Cuba, Espaço Cultural realiza o último Sarau de 2007



SARAU-CUBA1.jpg"Uma noite em Cuba" é o tema do último Sarau de 2007 que o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados realiza no Teatro Garagem do SESC, na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 20 horas. Será mais um espetáculo do que uma tertúlia literária, garantem seus organizadores, com a experiência de 21 edições deste encontro de escritores, críticos, atores e cantores com uma platéia curiosa e engajada. Neste dia serão representados vários poetas cubanos, além de um dos pais do realismo mágico, o escritor Alejo Carpentier, que se junta a Berthold Brecht, lido pelo ator Marco Antunes, e Manuel Bandeira, na interpretação de Luiz César. Dando mais ritmo ao Sarau, os cantores Nilson Lima, Lúcia de Maria e Célia Rabelo interpretarão músicas dos compositores cubanos Sílvio Rodriguez, Pablo Milanez e Buena Vista Social Club.

A idéia dos produtores é chegar o mais próximo possível ao clima de uma casa de espetáculos cubana dos anos 50. Daí por que os sons, as falas se misturam a pratos e bebidas típicas da ilha mais célebre do Caribe. Nesta noite cubana, o ator, diretor, autor e produtor André Amaro lança seu livro "Teatro Caleidoscópio: O teatro por-fazer". Esta obra, promete o autor, é uma viagem ao interior do desafio-experiência pelo Teatro Caleidoscópio, criado em 1994. Além de mapear o universo teórico que o inspirou e orienta em sua trajetória, analisa os espetáculos realizados ao longo de treze anos de experimentação.

Desafio dos contistas

O Desafio dos Contistas será anunciado nesta segunda-feira, na última edição do Sarau Literário, o seu vencedor, que sairá dos três finalistas: Antônio Cardoso Neto, Raquel Melo e Mônica Thaty. Nesta promoção do Núcleo de Literatura do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares, surgiram 28 novos talentos, com cerca de 200 contos examinados por 14 jurados em várias categorias. E mesmo com apenas três concorrentes no páreo se mantém aguerrida uma torcida que, via e-mails, revela suas preferências. Essa participação ocorreu a cada semana em que eram selecionados os contos concorrentes, durante os quatro meses da disputa. Esta participação de freqüentadores do Sarau Literário e de pessoas ligadas aos concorrentes deu ao concurso uma dinâmica ainda mais envolvente, reproduzindo o interesse que a literatura desperta em antigos e novos públicos. Além do anúncio do vencedor final, serão destacados com placas de homenagem e honra ao mérito os melhores contos apresentados em cada uma das categorias nomeadas pela organização do Desafio dos Contistas. Assim, de vários contos selecionados pelos jurados, receberão destaque o melhor conto realista, conto em drama, conto em comédia ou infantil, o mais original e, finalmente o melhor conto do Desafio.

Sobre o Núcleo de Literatura

O Sarau reúne atores, músicos e escritores em torno de um tema ou homenageado para celebrar o prazer de ler e interpretar textos de autores consagrados e estreantes. Funcionários da Câmara, TCU, Senado e outros órgãos se unem nesta já tradicional noite literária, que tem o apoio do Sesc-DF e do Sindilegis.

Como é de praxe, após cada ciclo bimestral de leitura, o Sarau presta uma homenagem aos autores lidos. Além do Sarau, o Núcleo de Literatura do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados realiza diversos cursos, oficinas, clubes de leitura, ciclos literários, todos gratuitos, exigindo apenas inscrição prévia, que pode ser feita pelos telefones 3215-8093 e 3215-8080, com Lorenza, ou pelo e-mail ecult.mesa@camara.gov.br

O coordenador do Núcleo é o professor Marco Antunes, que ministra cursos de Oratória, Redação, Meditação I Ching, dentre outros, e anima também os clubes de leitura de grandes filósofos e escritores clássicos. Dirige as oficinas de Conto, Poesia, Crônica e Iconografia, além de conduzir o tradicionalíssimo Ciclo de Leitura.

As informações e horários estão disponíveis na página https://literaturas.sites.uol.com.br

Os convites já estão disponíveis na administração do Espaço Cultural - Anexo I, 21º andar, sala 2109, na Biblioteca e no 8º andar do Anexo IV ou através dos telefones 3215-8080 ou 3215-8093