Bracher e Bracher

    BRACHER E BRACHER - UM CASAL MOSTRA SUA OBRA PLENA DE DRAMATICIDADE E SEDUÇÃO

BracherCarlos e Fani Bracher, marido e mulher, ambos pintores reconhecidos e reverenciados pelo público e pela crítica, vão mostrar seus trabalhos numa exposição conjunta organizada pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares em dois espaços distintos da Câmara dos Deputados. No período de 18 a 28 de novembro, na Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados e de 02 a 31 de dezembro na Sala de Exposições do Espaço Cultural, entrada pela Chapelaria da Câmara dos Deputados.

A exposição será aberta oficialmente no dia 18 às 19 horas. Casados desde 1968, Carlos e Fani conheceram, conviveram e trocaram experiências com grandes artistas internacionais na Espanha, França, Holanda, Inglaterra e em Portugal, mas nunca se desgarraram de suas raízes mineiras. Ambos de Juiz de Fora, ao voltarem ao Brasil, em 1970, instalaram -se na estimulante Ouro Preto, de onde se envolvem com o que há de mais vanguardista nas artes brasileiras. São contemporâneos e parceiros de grandes nomes como Tomie Ohtake, Siron Franco e Cláudio Tozzi.
Carlos define hoje seu estado de espírito como "uma sensação mais 'fauve' de pintar nestes quadros atuais, onde as cores puras e amplas estabelecem um contraponto em relação à minha linha expressionista natural, em que o gesto tenso e doído provoca o clima de exultante dramaticidade". É este gesto tenso e doído que dá ritmo e intensidade à sua obra. Para o crítico Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, "assistir à realização de um quadro de Bracher é acompanhar uma epifania. Nos retratos, que lhe demandam tempo relativamente breve, tal a intensidade do desempenho, o artista injeta emoção em cada gesto. Lance a lance de pincel, em nervosa vibração, parece um regente ou um bailarino, aquele que conduz o espetáculo plástico e se compraz na sedução da visualidade".
Fani, que vai exibir na Câmara dos Deputados uma coletânea de obras produzidas a partir de 2001, viu seu trabalho sintetizado pelo crítico Frederico Moraes: "Emoldurar, delimitar, restringir, fechar. Com Fani foi sempre assim: ela tem uma visão uterina do universo. Busca o âmago, a essência, o que está dentro das coisas, inteiriço, o que se esconde dentro de si, no tempo. No seu modo espartano de ser descarta o fácil e o dócil da arte, o fútil da vida. Quer o difícil, o dúctil. Repete sempre: gosto das coisas que se bastam, auto-suficientes, que não deixam sobras nem se perdem em excessos retóricos e ornamentais..." .
Carlos Bracher
Nascido em uma família voltada para a música e as artes plásticas, o mineiro de Juiz de Fora, Carlos Bracher, comemorou 50 anos de pintura, no ano passado, com a exposição "Série Brasília", no Museu Nacional em homenagem à capital brasileira. A mostra, que levou um ano para ficar pronta, foi composta de 66 quadros em óleo sobre tela (com paisagens da cidade), um painel com as figuras da construção da cidade e mais 30 aquarelas que retratam as obras da nova capital. O processo de criação foi captado em vídeo pela filha do pintor, a jornalista Blima Bracher, e pelo fotógrafo Sérgio Pereira Silva. As imagens em vídeo se transformaram no documentário "Âncora aos céus ", e as fotos, no livro "Bracher/Brasília". A mais recente exposição do artista, encerrada em 25 de outubro, foi no Festival de Cultura Brasileira em Moscou, durante as comemorações dos 180 Anos de Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Rússia.
Serviço

Exposição "Bracher & Bracher" dos artistas Fani e Carlos Bracher
Local: Galeria do 10º andar do Anexo IV, Câmara dos Deputados, de 18 a 28 de novembro

          Sala de Exposições do Espaço Cultural - Entrada da Chapelaria da Cãmara dos Deputados - 02 a 31 de dezembro
Abertura oficial: 18 de novembro, às 19 horas
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 17 horas
Recomendado para todas as idades
Entrada Franca
Realização Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
Informações para Imprensa
Luiz Paulo Pieri
Assessora de Imprensa
Espaço Cultural da Câmara dos Deputados
3215-8080/8081