Exposição reúne principais meteoritos brasileiros na Câmara dos Deputados
Já imaginou tocar em um meteorito de verdade? Então venha à Câmara dos Deputados e visite a exposição “No Meio do Caminho Tinha um Meteorito”.
Com curadoria da geóloga Elisa Soares Rocha Barbosa, presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), e da astrônoma especialista em meteoritos Maria Elizabeth Zucolotto, a mostra reúne mais de trinta objetos, entre meteoritos e seus derivados, a mostra está aberta à visitação até o dia 2 de novembro, todos os dias da semana, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
Patrimônio
A exposição apresenta alguns dos principais meteoritos brasileiros, em especial o Sanclerlândia, com 267kg, acervo do Museu de Geociências da Universidade de Brasília; uma amostra do Bendegó, o maior meteorito do Brasil, que sobreviveu ao incêndio do Museu Nacional; e o Santa Filomena, que desencadeou uma corrida de pesquisadores e colecionadores ao sertão de Pernambuco e motivou a apresentação do Projeto de Lei 4.471/2020, para regulamentar esses patrimônios geológicos.
Objetos
Além dos meteoritos, objetos derivados do material que os compõe serão exibidos na mostra, como a adaga Keris e o vidro da Líbia, criado a partir do calor de um impacto de meteorito nas areias do deserto. Também estarão disponíveis ao público dez painéis com informações textuais e gráficas sobre a origem, a composição e a classificação dos meteoritos e as crateras de impactos. Num painel interativo, os visitantes poderão tocar em meteoritos provenientes da Lua, de Marte e de asteroides.
Serviço
Exposição “No Meio do Caminho Tinha um Meteorito”
Período: de 23 de setembro a 2 de novembro, todos os dias da semana, das 9h às 17h
Local: Salão Negro
Abertura: 23 de setembro, às 18h, com observação astronômica
Entrada gratuita