Escritoras brasileiras
Tal qual no manual impresso, a exposição destaca a vida e obra de autoras precursoras, como Maria Firmina dos Reis, Júlia Lopes de Almeida e Emília Freitas; consagradas, como Clarice Lispector, Cecília Meireles e Lygia Fagundes Telles; best-sellers, como Lya Luft, Rachel de Queiroz e Maria José Dupré; não convencionais, como Pagu, Maura Lopes Cançado, Hilda Hilst e Cassandra Rios; e representantes da literatura periférica, como Carolina Maria de Jesus. Respeitaram-se, na amostra, tanto as criadoras de textos mais intimistas, filosóficos e de ficção quanto aquelas cuja obra tende para o realismo e para o registro social.
Desde o processo de idealização da antologia até a concretização de forma e conteúdo, tudo foi feito por mulheres que trabalham ou já trabalharam na Câmara dos Deputados. As colegas traçaram perfis de romancistas, contistas, poetas, cronistas, dramaturgas, roteiristas, memorialistas e acadêmicas da literatura. Para a escolha das homenageadas, tentou-se privilegiar o volume e a constância de textos produzidos, os prêmios recebidos, o pioneirismo da obra, a popularidade e o acesso a informações sobre as escritoras.
Tanto o livro quanto a exposição têm como objetivo potencializar o interesse do público pela literatura de autoria feminina – a qual, infelizmente, foi por muito tempo ignorada ou apagada por jornalistas, historiadores e críticos literários. As iniciativas são como aperitivo para que os leitores desejem se aprofundar mais nas obras dessas mulheres tão diversas entre si e que tanto contribuíram para a cultura nacional.
Exposição Escritoras brasileiras
Visitação: de 7 a 31 de julho, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Corredor Tereza de Benguela (corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados) – Edifício Principal da Câmara dos Deputados, Brasília/DF
Entrada franca