Retratos do Brasil
A nova exposição artística produzida pelo Centro Cultural é composta de 20 quadros, todos feitos em tinta acrílica sobre tela, pintadas em estilo naïf — termo que se refere, grosso modo, a uma maneira livre e sincera de pintura, distante dos ambientes oficiais de arte.
Com influência da literatura oral, literatura escrita e música popular, a mostra é baseada, sobretudo, no folclore brasileiro e pode ser dividida em quatro categorias: personagens históricas, costumes e tradições, cenas cotidianas e religiosidade. O universo dos causos, mitos e lendas, contados de geração em geração, as obras folclóricas de Câmara Cascudo e antropológicas de Antônio Cândido, bem como a música do povo, a congada, o catira, a folia e as rezas cantadas, inspiraram o trabalho do autor.
Lucas Lambert, 26 anos, é natural de Campinas/SP, mas de família sul-mineira, das cidades de Congonhal e Cambuí. É advogado por formação e artista naïf desde 2019. Atualmente é servidor público da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua desde 2023. Sua obra é centrada na temática popular e na releitura de fotografias.
Confira aqui o catálogo virtual da exposição. |
Registro fotográfico da mostra
Exposição “Retratos do Brasil”, de Lucas Lambert
Visitação: de 29 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor / Anexo II - Câmara dos Deputados
Entrada franca