Entre silêncios
O artista visual Eduardo Moraes mostrará trabalhos antigos e outros inéditos, a partir de pesquisas iniciadas em 2017 nesta nova exposição que será aberta na Galeria Décimo da Câmara dos Deputados no dia 24 de junho. Atraído pelos gestos, que mediam nossas experiências com o mundo, Eduardo Moraes pretende falar dos outros, mas principalmente de si e de sua relação com a força das imagens.
São 40 pinturas, fotografias e desenhos, que fazem parte de sua pesquisa poética e que investiga a materialidade da cor sobre telas e em resíduos de parede. O conjunto de suas obras convida o público a refletir sobre a poética presente entre os silêncios dos nossos gestos e as sutilezas das relações humanas, representados por mãos em telas de grande formato e as pequenas ruínas das memórias descascadas das paredes. A curadoria é de Anna Maria Amorim.
Nascido em Brasília, Eduardo Moraes experimenta, por meio do seu ofício de artista, atravessamentos entre gestos, tempo e memória que trazem à tona questões sobre a existência e a identidade. Ele já participou de exposições individuais e coletivas, entre elas a primeira mostra desses trabalhos na exposição individual Entre Silêncios no Espaço Cultural Renato Russo/DF (2019). Participou também da exposição coletiva SEUmuSEU Expoexperimento – Aquisições Recentes, no Museu Nacional da República/DF, em 2013, e da mostra Caminhos Refeitos, na Galeria de Artes Antônio Sibasolly, em Anápolis/GO, no mesmo ano.
O artista teve seu projeto selecionado pelo edital artístico da Câmara dos Deputados em 2023. O edital nacional está em sua décima edição, por meio das exposições de artes visuais consegue dar uma dimensão da produção contemporânea brasileira.
Você pode conferir aqui o catálogo virtual da exposição. |
Registro fotográfico da exposição
Exposição “Entre silêncios”, de Eduardo Moraes
Visitação: de 24 de junho a 18 de julho de 2024, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria Décimo – Anexo IV – Câmara dos Deputados
Entrada franca