Teleférico
Os artistas Fernando Pericin, Lynn Carone, Felipi Santos, Fabiane de Souza, Lívia Brandão, Pedro Lacerda, Caio Sato, Rodrigo Torres e Artur Cabral — que em 2018 estudaram com a professora Denise Camargo numa disciplina de pós-graduação em artes visuais da Universidade de Brasília e em 2020 se uniram no coletivo LMNA — trazem para a Câmara sete de seus teleféricos artísticos.
Os teleféricos são como mapas visuais abertos, unidos por cabos comunicantes — teias que revelam a sucessão de fotos e textos compartilhados, transportando inquietudes e ficções. Trata-se de obras criadas de forma colaborativa, estruturadas ao acaso, num sistema de intercâmbio e interpretação. A ideia do coletivo é estabelecer diálogos ao investigar a expressividade das imagens em relação a outras imagens, destacando aspectos como contaminação e dinamicidade em seus contextos de fluxo e criação. Nesse caso, a metodologia do jogo estético e poético se tornou uma inspiração para a criação artística.
Além das obras coletivas, também fazem parte da exposição outros trabalhos individuais dos nove artistas, como cianotipias, pinturas, videoartes e grafites sobre papel.
Confira aqui o catálogo digital da mostra.
Exposição Teleférico, do coletivo LMNA
Visitação: de 26 de junho a 10 de agosto de 2023, segunda a sexta, das 9h às 17h30
Local: Galeria Décimo – Anexo 4 da Câmara dos Deputados, 10º andar
Visita guiada com a presença dos artistas e lançamento do catálogo: 3 de julho, às 18h
Registro fotográfico da exposição