Tel Aviv Bus Station
As 12 obras da série (impressas em papel fine art 100% algodão) são registros fragmentados das estruturas arquitetônicas desse edifício bauhausiano na cidade-símbolo da escola alemã no pós-guerra.
Quando a escola Bauhaus foi fechada, em 1933, muitos de seus integrantes migraram para Tel Aviv, que recebeu um considerável contingente de professores da extinta escola. A cidade conta com mais de 4 mil edifícios no estilo Bauhaus, entre eles, a monumental estação de ônibus da cidade, cuja construção começou em 1967 e terminou em 1993, com seus mais de 230 mil m² e mais de mil lojas.
Para captar a poesia urbana desse espaço de estrutura labiríntica, Josiane Dias se ateve aos elementos da arquitetura que associa cores primárias e formas básicas (quadrados, triângulos e círculos) com sua constituição cúbica racionalista. Além de iluminar os conceitos fundamentais, os pontos de cor também estruturam o olhar e criam paisagens geométricas artificiais surrealistas.
Josiane Dias (1966) é uma fotógrafa e artista visual brasileira que vive e trabalha atualmente entre São Paulo e Brasília. Desde 1993, quando saiu de sua cidade natal, Curitiba, morou em Genebra, Tóquio, Nova York e Tel Aviv. Viver em países e culturas diferentes influenciou sua fotografia em diversos níveis.
Josiane busca novas formas de ver o mundo através da sua lente objetiva, tanto ao descontextualizar os objetos ou ao interferir esteticamente na imagem. Sua fotografia se aproxima da pintura no aspecto visual e reorganiza imagens, construindo um diálogo entre paisagens naturais e construídas, se aproximando da abstração.
Dias estudou no International Center of Photography e na National Academy School, ambas escolas em Nova York. Seu trabalho foi apresentado em exposições coletivas em Nova York, Genebra, Veneza, Roma, Tel Aviv e Nagoia. Realizou exposições individuais na Galeria Karla Osorio, em Brasília (2022), no Espaço Design Désir, em Brasília (2022), na Galeria espace_L, em Genebra (2020), Galeria Jaffa Theather, em Tel Aviv (2017) e Galeria do Consulado Brasileiro, em Nova York (2015). Seu trabalho está incluído em coleções particulares nos Estados Unidos, Brasil, Israel e Suíça.
Você pode conferir aqui o catálogo virtual da exposição. |
Exposição “Tel Aviv Bus Station”, de Josiane Dias
Visitação: de 21 de setembro a 1º de novembro de 2023, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor / Anexo II / Câmara dos Deputados
Visita guiada e lançamento do catálogo da exposição, com a presença da artista: 21 de setembro, às 18h
Entrada franca
Registro fotográfico da exposição