Rádio: centenário e antenado
A exposição acompanha a trajetória de cem anos do rádio no Brasil — um veículo de comunicação que se renova e se fortalece dia a dia, alcançando milhares de cidadãos.
Por meio da plotagem de textos, fotos e infográficos, a mostra vai contar como o pioneirismo do padre inventor Roberto Landell de Moura, a curiosidade de engenheiros da Rádio Clube de Pernambuco e o idealismo do educador Edgard Roquette-Pinto transformaram o destino do rádio, que passou de antiga ferramenta de tecnologia militar e comercial a portador de informação, diversão e cultura.
O grande marco dessa mudança é a Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 7 de setembro de 1922 no Rio de Janeiro, quando uma grande demonstração pública da nova tecnologia radiofônica chamou a atenção de mais pessoas para as novas possibilidades da ferramenta. A data vem sendo comemorada pela Câmara dos Deputados desde 2022, fazendo alusão aos cem anos da consolidação desse novo rádio, que não é só tecnologia, mas é também educação e cultura.
Também estarão disponíveis na mostra três headphones, para a reprodução de áudios importantes da história do rádio: 1) Roquette-Pinto falando da criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923; 2) a abertura da primeira edição de A Hora do Brasil, em 7 de setembro de 1938; 3) a Rádio Câmara entrando no ar em caráter experimental, em 1999.
A curadora da exposição, jornalista Verônica Lima, destaca que o rádio extravasou as ondas do aparelho e alcançou o celular, o computador e as redes sociais: “Ele se democratizou por meio das rádios web e renovou sua linguagem com o podcast; mas não perdeu sua identidade. Está no cotidiano dos brasileiros, associado a informação, emoção, companheirismo e diversão”.
Você pode conferir aqui o infográfico da exposição.
Exposição "Rádio: centenário e antenado"
Visitação: de 5 a 15 de junho, das 9h às 17h
Local: Corredor Tereza de Benguela - Edifício Principal da Câmara dos Deputados - Brasília/DF
Entrada franca
Solenidade de abertura: 13 de junho às 15h
Local: Hall da Taquigrafia