Mulheres: histórias e conquistas
A Secretaria da Mulher e o Centro Cultural Câmara dos Deputados apresentam, durante o mês de março, a exposição “Mulheres: histórias e conquistas”. A mostra tem como objetivo destacar os avanços e conquistas das mulheres desde a luta por direitos no final do século XX, passando pela conquista do direito ao voto (1932), a eleição da primeira deputada (Carlota Pereira de Queirós, 1933), a chamada “Bancada do Batom” durante a Constituinte, até os dias atuais, quando as mulheres alcançaram o recorde de 91 deputadas federais eleitas para a atual legislatura.
A exposição integra as atividades da campanha “Março Mulher”, realizada anualmente para celebrar o mês e o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, debater e conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero.
Nas duas paredes do corredor Tereza de Benguela, é possível conhecer um pouco sobre os movimentos de mulheres antes e depois da Constituinte, passando pelas primeiras mobilizações da bancada feminina na Câmara, na década de 1990, até a criação da Procuradoria da Mulher, em 2009, e da Secretaria da Mulher, em 2013, órgão regimental que reuniu a Procuradoria e a Coordenação dos Direitos da Mulher.
As ações da campanha Março Mulher são realizadas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher e Liderança da Bancada Feminina do Senado Federal, além de outros parceiros institucionais externos.
Exposição "Mulheres: histórias e conquistas"
Visitação: de 8 a 23 de março de 2023, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Local: Corredor Tereza de Benguela, Câmara dos Deputados, Brasília/DF.
Abertura: 14 de março, às 13h30
Local: Hall da Taquigrafia, Anexo II