Desvaneios
O artista visual Victor Hugo Soulivier apresenta, na Câmara dos Deputados, 35 trabalhos da série “Desvaneios”, que propõe um diálogo entre sonho e realidade. Nessas obras, Soulivier mistura técnicas de pintura, colagem e fotografia — feitas com materiais como tinta a óleo, acrílica, guache, aquarela, giz pastel seco, nanquim, fita, lápis, agulha, clips e cartela de remédio sobre suportes como papel, madeira, chapa de ferro, tecido, travesseiro e colchão.
Sua pesquisa dialoga com o cotidiano, em que linhas e formas se concentram em uma cartografia afetiva na busca do entendimento sobre espaço e tempo. A poética é gerada a partir de um debate que decorre da pertinência das máscaras sociais, englobando performance de gênero, cultura negra, cultura LGBTQIA+, street art e a psique figurativa das palavras, que deságua em uma nova cosmologia da decolonialidade.
Biografia
Artista visual nascido em Taguatinga/DF, Victor Hugo Soulivier atua há dez anos na cena cultural de Brasília. Trabalhou na Galeria Karla Osorio e é dono do coletivo Tela Ambulante (coletivo de moda e arte independente).
Participou de exposições como “Atentxs e fortes”, na Casa da Cultura da América Latina, em Brasília (2019); “O muro”, na Galeria Karla Osorio, em Brasília (2020); “Favela emancipada”, na Casa do Cantador, em Ceilândia/DF (2018); e “Afro urbano”, mostra coletiva em comemoração ao Mês da Consciência Negra, no Museu de Arte de Brasília (2021).
Suas obras se encontram em acervos de grandes colecionadores de Brasília e do Brasil, como o Instituto Marielle Franco. Foi um dos 50 ganhadores do prêmio LGBTQIA+ de Brasília (2021).
Confira aqui o catálogo virtual da exposição.
Desvaneios, exposição de Victor Hugo Soulivier
Visitação: de 20 de março a 19 de abril de 2023, segunda a sexta, das 9h às 17h.
Visita guiada e lançamento do catálogo da exposição, com a presença do artista: 20 de março, às 18h.
Local: Galeria Décimo / Anexo IV, 10º andar - Câmara dos Deputados - Brasília/DF.
Entrada franca.
Registro fotográfico da mostra