Continente Mãe
A nova mostra artística promovida pelo Centro Cultural é composta de 18 pinturas a óleo sobre tela e de um estandarte de técnica mista. As obras ressaltam a riqueza cultural e visual do Congado e de outras manifestações afro-brasileiras, como a dança afro e o bumba meu boi.
Os retratos apresentados partem de uma pesquisa realizada por Lúcia Araujo sobre as festividades e personagens do Congado, especialmente o mineiro, entre 2016 e 2019. A série teve como referencial um banco de fotos que a artista produziu durante visitas a cultos e festas em Minas Gerais. Outro referencial foram as fotos feitas por Tiago Aguiar no Congado do Serro/MG.
A série “Continente Mãe” tem como objetivo valorizar e divulgar aspectos dessas expressões culturais, importantes para refazer a relação brasileira com o continente africano e promover avanços na desconstrução do racismo estrutural.
Lúcia Araujo nasceu em Belo Horizonte, MG, em 1958. Vive e trabalha em Belo Horizonte. É psicóloga clínica e graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola Guignard, com habilitação em Pintura em 2015 e Serigrafia em 2016. Participou de exposições em Belo Horizonte, São Paulo e Ouro Preto.
Exposição “Continente Mãe”, de Lúcia Araujo
Visitação: de 20 de novembro de 2023 a 11 de janeiro de 2024, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor | Anexo II da Câmara dos Deputados
Entrada franca
Confira aqui o catálogo virtual da exposição. |
Registro fotográfico da mostra