Andando em círculos
Os 21 trabalhos expostos pelo artista incorporam elementos de pintura, escultura e instalação em investigações da relação entre linguagem, abstração, espaço e cor.
Muitas das obras apresentadas foram desenvolvidas a partir de 2020, durante o isolamento social decorrente da pandemia de coronavírus, tendo nascido como registro íntimo e cuidadoso da luz que adentrava o apartamento de Silvamaral por uma janela. Os trabalhos constituem pequenas narrativas que, num primeiro olhar, aproximam-se da abstração, mas sempre se baseiam num imaginário coletivo de elementos presentes no cotidiano, como paisagens, a natureza e corpos celestes.
A exposição insiste no monocromático, explorando a cor amarela para promover uma interiorização do espaço arquitetônico, por meio de um jogo de espelhamento. O artista explica que a mostra foi idealizada especialmente para a Galeria Décimo da Câmara dos Deputados — espaço revestido de carpete amarelado, com janelas circulares que servem de mirante e moldura para a paisagem de Brasília, e que fica no décimo andar do Anexo IV, um prédio de fachada amarela.
Gustavo Silvamaral é bacharel em Artes Visuais pela UnB, nascido em 1995 em Brasília, onde desenvolve seu trabalho de construir um diálogo contínuo com a linguagem pictórica. Foi indicado ao Prêmio Pipa 2021 e participou de exposições individuais e coletivas em cidades como Brasília, São Paulo, Londres, Porto, Montevidéu e Buenos Aires.
Confira aqui o catálogo virtual da exposição. |
Registro fotográfico da mostra
Exposição “Andando em círculos”, de Gustavo Silvamaral
Visitação: de 8 de maio a 8 de junho de 2023, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria Décimo | Anexo IV | Câmara dos Deputados
Entrada franca