Umbigo do Recôncavo: Tradições culturais na Bahia

Câmara apresenta exposição de Camilla Souza, com fotos de manifestações religiosas da região do Recôncavo Baiano. Mostra fica em cartaz no Espaço do Servidor de 30 de maio a 23 de junho.
25/05/2022 15h15

A artista Camilla Souza expõe, na Câmara dos Deputados, 27 fotos digitais (coloridas e em preto e branco) de festas, ritos e celebrações populares nas cidades de Cachoeira, Santo Amaro e Muritiba. Há registros da Festa da Boa Morte, do Bembé do Mercado, Encontro das Águas e Nego Fugido de Acupe, entre outros ritos e celebrações entre o sagrado e o profano que, ao longo do tempo, seguem se reinventando, sem deixar, no entanto, de preservar sua rica identidade.

“Documentar o Recôncavo é, sobretudo, imergir num universo ancestral, que persiste e resiste cotidianamente; é preservar um patrimônio diverso em significado, e de uma singularidade ímpar, que se justifica em seu povo, principal detentor e mantenedor da sua significação” — declara Camilla Souza.

Nascida e criada em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, a artista se interessa, desde a infância, pelas tradições, manifestações e riquezas culturais de sua cidade natal. Em 2018, concluiu a graduação de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a realização do livro-reportagem "Histórias Anônimas – Vidas Cachoeiranas" como Trabalho de Conclusão de Curso. Atualmente, é mestranda em Comunicação também pela UFRB.

A fotógrafa tem expandido seu olhar para outras cidades do Recôncavo também, com o registro de manifestações culturais de Santo Amaro da Purificação, Saubara, São Félix, Maragogipe e Muritiba, ressaltando a riqueza e a pluralidade desse território identitário da Bahia.

 

Exposição "Umbigo do Recôncavo: Tradições culturais na Bahia", de Camilla Souza

Local: Espaço do Servidor - Anexo II – Câmara dos Deputados - Brasília/DF

Visitação: de 30 de maio a 23 de junho de 2022, das 9h às 17h

Entrada franca

 

Confira aqui o catálogo virtual da exposição.

 

Registro fotográfico da mostra
 
Umbigo do Recôncavo 1
Fotos: Clauder Diniz / Acervo Câmara dos Deputados
Umbigo do Recôncavo 2
Umbigo do Recôncavo 5 Umbigo do Recôncavo 7
Umbigo do Recôncavo 7 Umbigo do Recôncavo 14
Umbigo do Recôncavo 17 Umbigo do Recôncavo 20

 

selecionado por edital novo