Poder, Parlamento e Governo no Brasil

Câmara apresenta exposição “Poder, Parlamento e Governo no Brasil”, de 28/6 a 30/9/22, no Salão Verde. Mostra reúne documentos históricos sobre atuação do Parlamento desde o Império.
27/06/2022 11h20

Livros e documentos do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e do Arquivo Nacional, bem como medalhas do Museu da Câmara, entre outros itens relevantes do acervo da Câmara, ficarão expostos nas vitrines que geralmente guardam os presentes protocolares, no Salão Verde, próximo ao acesso do Salão Negro do Congresso Nacional. O público poderá visitar a exposição de 28 de junho a 9 de setembro de 2022, das 9h às 17h.

“O Império costuma ser visto como um período relativamente homogêneo, em que inauguramos o Estado nacional brasileiro, iniciamos a vida parlamentar e, sobretudo, mantivemos um regime monárquico por quase sete décadas. No entanto, houve uma série de variações em sua governança e em sua relação com o Poder Legislativo” — explica o consultor legislativo Renato Gilioli, curador da exposição.

A exposição recupera as diversas formas de organização do poder, desde o Império, quando imperava a monarquia absolutista, e, em seguida, outros sistemas como o parlamentarismo e o quase federativo durante a Regência. Os desenvolvimentos ocorridos tiveram impactos decisivos na formação do país e condicionaram discussões a respeito do sistema de governo inclusive após o fim da monarquia, com repercussões que chegam aos dias de hoje.

O evento faz parte de uma série de atividades, iniciadas em 2017, em comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, como exposições, debates, sessões solenes e publicações sobre o tema.

 

Exposição “Poder, Parlamento e Governo no Brasil”

Visitação: de 28 de junho a 30 de setembro de 2022, das 9h às 17h

Local: Salão Verde da Câmara dos Deputados – Edifício Principal da Câmara dos Deputados

Entrada franca