O terceiro dia

Centro Cultural apresenta mostra "O terceiro dia", de Romário Batista. Pinturas referentes a lendas do folclore ficam em exposição de 7 de abril a 5 de maio no Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara.
06/04/2022 10h20

Romário Batista traz para a Câmara dos Deputados 20 telas em preto e branco, com elementos que remetem à xilogravura — técnica tradicional nas ilustrações da literatura de cordel. Cheia de “brasilidades”, sua obra encontra raízes na pintura indígena com padrões ornamentais geométricos, planos rígidos e figuras posicionadas em espaços desordenados, compondo diferentes cenas em narrativas místicas. 

Nesses trabalhos, o artista propõe uma releitura plástica das lendas e causos que o artista ouvia quando criança, na casa dos avós dele, em Itamaraju, extremo sul da Bahia. As histórias de mistérios e assombrações eram contadas pelo tio, que retornava de viagens e alimentava o imaginário do futuro artista.

Anteriormente, esse rico mundo da cultura popular já havia inspirado o artista a realizar a série Seres imaginários, apresentada inclusive na Câmara dos Deputados (em 2014).   

Radicado há nove anos na cidade de Vila Velha-ES, o pintor, escultor, desenhista e fotógrafo Romário Batista (Itamaraju-BA, 1975) procura valorizar histórias transmitidas pela oralidade da sabedoria popular. Seu trabalho visa à preservação da memória, em face das transformações de uma sociedade cada vez mais urbana e modernizada. Com diversas exposições realizadas pelo país, seus quadros têm obtido reconhecimento nacional e internacional.

catálogo romário batista
Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

 

Exposição O terceiro dia, de Romário Batista

Local: Espaço do Servidor - Anexo II – Câmara dos Deputados - Brasília/DF

Visitação: de 7 de abril a 5 de maio de 2022, das 9h às 17h

 

Registro fotográfico da exposição

O Terceiro Dia 10
Fotos: Lucas Ramalho / Acervo Câmara dos Deputados
O Terceiro Dia 25
O Terceiro Dia 12 O Terceiro Dia 13
O Terceiro Dia 1 O Terceiro Dia 3

 

selecionado por edital novo