O movimento da Independência
Há seis anos, a Câmara dos Deputados mantém uma agenda de atividades para celebrar os 200 Anos da Independência do Brasil, como exposições, concursos, debates, sessões solenes, homenagens, seminário, lançamento de selos e publicações.
Em 2017, a Casa promoveu a exposição Leopoldina – Imperatriz e Maria do Brasil; em 2018, Dom João VI e a construção do Brasil; em 2019, José Bonifácio de Andrada e Silva; em 2020, as ações foram prorrogadas, em razão da pandemia; e em 2021, foram feitas duas mostras — Revolução do Porto e O Brasil nas Cortes de Lisboa. Em 2022, acontece esta sexta exposição histórica: O movimento da Independência, com curadoria de José Theodoro Mascarenhas Menck, consultor legislativo da Câmara.
“A transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, deu início ao processo de emancipação que culminaria na Independência do Brasil, em 1822. Com a vinda da família real para cá, o país passou por um rápido e surpreendente período de desenvolvimento, que foi essencial para a série de eventos que se seguiram” — explica Theodoro Menck.
A Revolução do Porto, as Cortes de Lisboa, a expulsão das tropas portuguesas do Rio de Janeiro, o Dia do Fico e a administração de José Bonifácio, culminando com o Grito do Ipiranga por D. Pedro — e depois, a consolidação e o reconhecimento internacional da Independência do Brasil — são temas abordados nesta última exposição da série.
A solenidade de abertura da mostra ocorre no dia 28 de junho às 16h no Salão Negro, antes da abertura do seminário O Movimento da Independência: Ontem e Hoje / 200 Anos de Independência do Brasil.
Confira aqui o catálogo virtual da mostra histórica.
|
Exposição O movimento da Independência
Visitação: de 27 de junho a 30 de setembro de 2022, das 9h às 17h
Local: Corredor Tereza de Benguela – Câmara dos Deputados
Solenidade de abertura: 28 de junho às 16h no Salão Negro do Congresso Nacional
Entrada franca
Registro fotográfico da mostra