O espírito, a orelha e a boca

Obras de Fernanda Azou ficam expostas de 20/07 a 11/08 na Galeria Décimo (Anexo IV da Câmara). A exposição “O espírito, a orelha e a boca” reflete a jornada e a trajetória da artista e seus cinco anos mais recentes de produção artística.
25/07/2022 11h45

As pinturas e desenhos são uma resposta ao imediatismo que os tempos atuais cobram de produtores, criadores e pensadores. Dias cada vez mais curtos, rotinas cada vez mais aceleradas, textos sendo trocados por vídeos de 30 segundos ou menos, ideias reduzidas a 140 caracteres. Uma era de competição por atenção e de vida multitelas, de questionamentos geracionais, com games, festas, luzes e a pós-contemporaneidade. Tudo isso está presente na produção de Azou.

As obras apresentam manchas, traços e ícones populares, retratados em corpos jovens, na maioria das vezes rapazes, em cenas cotidianas, muitas vezes em momentos íntimos, escondidos, estimulando a reflexão sobre o que é íntimo, sigiloso ou proibido. Vestidos com seus bonés, tênis, camisetas, tatuagens e piercings, esboçam traços estéticos, sociais e culturais de toda uma geração. Um retrato millennium de uma geração deprimida, atordoada, sobrecarregada. Imagens de um íntimo velado, de autoflagelação, de conflito interno, de confusão mental, que tem sido negada e silenciada ou normalizada até o ponto de se tornar invisível.

A artista

Fernanda Azou é uma artista brasiliense que vive e produz na cidade do Núcleo Bandeirante, Distrito Federal. Sua pesquisa surge a partir de observações do comportamento geracional, focando nas condutas autodestrutivas de jovens adultos. Apropriando-se do termo cinematográfico Gore, a artista é guiada pelo sentimento de impotência e aborda a violência, não como idealização da catástrofe, mas, sim, como representação de um outro lado da realidade. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Azou atua como artista visual desde 2018.

Confira aqui o catálogo virtual da exposição.
O espírito, a orelha e a boca destaque catálogo

 

Exposição “O espírito, a orelha e a boca”

Visitação: de 20 de julho a 11 de agosto de 2022, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira
Local: Galeria Décimo, Anexo IV da Câmara dos Deputados, Brasília-DF
Entrada Franca

 

Registro fotográfico da mostra 
O espírito, a orelha e a boca
Fotos: Clauder Diniz / Acervo Câmara dos Deputados
O espírito, a orelha e a boca 2
O espírito, a orelha e a boca 3 O espírito, a orelha e a boca 4
O espírito, a orelha e a boca 5 O espírito, a orelha e a boca 6
O espírito, a orelha e a boca 7 O espírito, a orelha e a boca 8

O espírito, a orelha e a boca 9

O espírito, a orelha e a boca
Novo edital do Centro Cultural