Histórias xilogravadas
A exposição artística é composta de 13 xilogravuras relacionadas a personagens, elementos e costumes da cultura popular brasileira, como o vaqueiro, o repentista, pássaros do sertão, a fotografia lambe-lambe e a serenata. Trechos de obras de Guimarães Rosa, Rolando Boldrin, Ariano Suassuna e Patativa do Assaré, entre outros, ajudam a contextualizar as gravuras.
A xilogravura é uma técnica antiga de reprodução de imagens, a partir de uma matriz em madeira, impressas em papel ou em outro suporte. Para ilustrar o processo de criação de suas xilos, Valdério Costa também traz, para a exposição, matrizes em madeira e objetos de corte usados no entalhamento, bem como folhetos ilustrados impressos.
Nascido em Natal/RN em 1966, Valdério Soares da Costa mudou-se para Brasília/DF no início dos anos 80. É graduado e mestrando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, professor de Artes Visuais e História da Arte da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É poeta e artista plástico cadastrado pela Secretaria de Cultura do DF (com várias exposições individuais e participações em coletivas desde 1988). Atua em escolas públicas e privadas, ministrando palestras, oficinas e aulas livres práticas e teóricas sobre a xilogravura. Suas obras estão em diversas coleções no Brasil e no exterior. Em 2014, Valdério expôs na coletiva "Xilos Brasilianas", na Câmara dos Deputados.
Em 2017, o artista foi o vencedor do Prêmio Culturas Populares, categoria Mestres, do Ministério da Cultura.
|
Confira aqui o catálogo virtual da exposição. |
Exposição “Histórias xilogravadas”, de Valdério Costa
Local: Espaço do Servidor – Anexo II da Câmara dos Deputados
Visitação: de 23 de novembro de 2022 a 12 de janeiro de 2023, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada franca
Registro fotográfico da mostra: