De curvas é feito todo o universo

Câmara apresenta exposição "De curvas é feito todo o universo". Mostra do artista Antônio Joffily entra em cartaz em 7 de fevereiro, na Galeria Décimo do Anexo IV.
01/02/2022 17h45

As obras da exposição De curvas é feito todo o universo foram inspiradas no “Poema da curva”, de Oscar Niemeyer: “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta dura e flexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. (...) De curvas é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein.”.

Joffily explica que buscou imagens de detalhes nos prédios de Brasília projetados por Niemeyer, e também nos reflexos, vitrais e espelhos d’água da cidade. A partir desses detalhes, elaborou composições nas quais a foto assume diferentes posições, distorcidas da realidade, obtendo sempre resultados inesperados, que remetem também aos azulejos do artista Athos Bulcão.

Joffily traz, para a Câmara dos Deputados, uma série de fotos, painéis e fotolivros — trabalhos diversos desenvolvidos em técnica peculiar na qual a confecção do próprio pigmento e a fotografia se fundem, dando vida ao processo criativo do artista.

Antônio Joffily é mineiro, nascido em São João del-Rei. Mudou-se para Brasília em 1962, cidade em que reside até hoje. Formado em Engenharia Elétrica, teve seu primeiro contato com a arte quando começou a frequentar o Ateliê 27, em 2006, com orientações do artista Marco Aurélio, Lelo. Aprendeu técnicas de desenho e pintura. Sentindo que esta atividade seria sua ocupação no tempo de aposentado, que já se aproximava, resolveu entrar no Bacharelado em Artes Plásticas da Universidade de Brasília, em 2013. Participou de vários cursos de artes visuais e de fotografia e de exposições. Publicou, em 2017, o artigo O uso da terra como pigmento no processo fotográfico da Goma Bicromatada, escrito em parceria com a professora Ruth Sousa para apresentação no 5º Festival de Fotografia Floripa na Foto (Feevale).

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

Exposição "De curvas é feito todo o universo", de Antônio Joffily 

Visitação: de 7 de fevereiro a 17 de março de 2022, segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Galeria Décimo | Anexo IV, 10° andar | Câmara dos Deputados – Brasília/DF

Por enquanto, a visitação está aberta apenas a parlamentares e servidores, já que a Casa está fechada ao público externo.

selecionado por edital novo

 

Registro fotográfico da exposição
De curvas é feito todo o universo foto 1
Fotos: Clara Iwanow / Acervo Câmara dos Deputados
De curvas é feito todo o universo foto 2
De curvas é feito todo o universo foto 3 De curvas é feito todo o universo foto 4
De curvas é feito todo o universo foto 5 De curvas é feito todo o universo foto 7