Arte Cidadã XIV

Câmara realiza 14ª edição da mostra coletiva "Arte Cidadã". Obras de Carlos Décimo e Marcelino Cruz ficam expostas no Anexo IV de 30 de maio a 30 de junho.
25/05/2022 15h10

A exposição reúne dois artistas que moram em Brasília e que têm a capital federal e o cerrado como princípio em suas obras.

O cearense Carlos Décimo apresenta trabalhos que produziu entre 2004 e 2018 para o projeto "Caminhos do Imaginário: Gênesis ao Cerrado". Os espectadores poderão conferir a percepção intuitiva do artista sobre a flora do Cerrado e os contrastes no céu do Planalto Central, por exemplo. O uso de cores e texturas obtidas pela sobreposição de camadas de tinta acrílica é o recurso usado para a criação de efeitos cromáticos vibrantes nas 14 telas.

Já o piauiense Marcelino Cruz recorta Brasília – o cobogó, os azulejos, as cores do céu vivo, as entrequadras — e a remodela a partir de uma perspectiva urbana e caótica, não prevista pelos traçados modernistas e racionais de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A mostra traz um panorama das mais de duas décadas de produção do artista. Marcelino destaca, nesta edição da "Arte Cidadã", 15 trabalhos que misturam diferentes meios, suportes e linguagens, com ideal sustentável e uso de materiais reaproveitados (pintura sobre lonita, colagem e acrílica sobre lona, entre outros).

Confira aqui o catálogo virtual da coletiva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arte Cidadã XIV catálogo

 

Exposição "Arte Cidadã XIV", de Carlos Décimo e Marcelino Cruz

Visitação: de 30 de maio a 30 de junho de 2022, segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Galeria Décimo | Anexo IV, 10º andar | Câmara dos Deputados                 

Entrada franca      

 

Registro fotográfico da exposição
Arte Cidadã XIV 7
Fotos: Clauder Diniz / Acervo Câmara dos Deputados
Arte Cidadã XIV
Arte Cidadã XIV 5 Arte Cidadã XIV 1
Arte Cidadã XIV 3 Arte Cidadã XIV 2

 

selecionado por edital novo