Arte Cidadã XIV
A exposição reúne dois artistas que moram em Brasília e que têm a capital federal e o cerrado como princípio em suas obras.
O cearense Carlos Décimo apresenta trabalhos que produziu entre 2004 e 2018 para o projeto "Caminhos do Imaginário: Gênesis ao Cerrado". Os espectadores poderão conferir a percepção intuitiva do artista sobre a flora do Cerrado e os contrastes no céu do Planalto Central, por exemplo. O uso de cores e texturas obtidas pela sobreposição de camadas de tinta acrílica é o recurso usado para a criação de efeitos cromáticos vibrantes nas 14 telas.
Já o piauiense Marcelino Cruz recorta Brasília – o cobogó, os azulejos, as cores do céu vivo, as entrequadras — e a remodela a partir de uma perspectiva urbana e caótica, não prevista pelos traçados modernistas e racionais de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A mostra traz um panorama das mais de duas décadas de produção do artista. Marcelino destaca, nesta edição da "Arte Cidadã", 15 trabalhos que misturam diferentes meios, suportes e linguagens, com ideal sustentável e uso de materiais reaproveitados (pintura sobre lonita, colagem e acrílica sobre lona, entre outros).
Confira aqui o catálogo virtual da coletiva.
|
Exposição "Arte Cidadã XIV", de Carlos Décimo e Marcelino Cruz
Visitação: de 30 de maio a 30 de junho de 2022, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria Décimo | Anexo IV, 10º andar | Câmara dos Deputados
Entrada franca
Registro fotográfico da exposição