Afirmativas! A história das cotas no Brasil
Para marcar o Mês da Consciência Negra e os dez anos da Lei de Cotas no Brasil (Lei 12.711/ 2012), o Centro Cultural inaugura uma exposição, no Corredor Tereza de Benguela, resgatando a história da política de ações afirmativas que tenta reparar a dívida do país com os negros e os povos originários.
O sistema de cotas contribuiu de forma decisiva para transformar o perfil dos estudantes universitários brasileiros de instituições públicas do país e tem renovado o pensamento brasileiro, com a formação de uma nova geração de pesquisadores, que agregam valores com novos saberes e diferentes perspectivas.
Com curadoria de Maíra Brito e Mônica Montenegro (servidoras da Casa), a exposição destaca os pioneiros do movimento negro que dedicaram suas vidas ao enfrentamento do racismo e à ampliação de oportunidades. Também apresenta depoimentos de universitários cotistas, além de mencionar coletivos de estudantes que lutam para consolidar as conquistas das cotas e a defesa da igualdade social para quem tanto contribuiu e contribui para o desenvolvimento econômico e cultural do país.
Confira aqui o catálogo virtual da exposição.
Afirmativas! A história das cotas no Brasil
Visitação: de 21 de novembro de 2022 a 12 de janeiro de 2023, das 9h às 17h, no Corredor Tereza de Benguela -Câmara dos Deputados - Brasília/DF.
Sessão solene: 21 de novembro, às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães.
Abertura oficial: 22 de novembro, às 17h, no hall da Taquigrafia.
Registro fotográfico da exposição