90 Anos do Voto Feminino no Brasil
Para marcar as nove décadas da conquista do voto feminino no Brasil, a Secretaria da Mulher (por meio da Coordenação da Bancada Feminina e da Procuradoria da Mulher) e o Centro Cultural Câmara dos Deputados apresentam a exposição “90 Anos do Voto Feminino no Brasil”. A mostra histórica tem curadoria de Angélica Kalil e Ana Prestes e ilustrações de Mariamma Fonseca, com apoio do Instituto Avon.
Foi em 1932 que o direito ao voto feminino passou a constar do Código Eleitoral brasileiro, ainda que definido como voluntário. Dois anos depois, em 1934, a Constituição tornou essa possibilidade concreta: o voto feminino foi mantido como voluntário e tornou obrigatórios o alistamento e o voto feminino para mulheres que exercessem atividade remunerada.
De acordo com as curadoras da mostra, o sufrágio feminino foi resultado de uma luta que começou décadas antes, em várias partes do mundo. Muitas vezes relegada ao esquecimento e à invisibilidade, a história da luta das mulheres pelo direito ao voto é o tema central da exposição, e é bastante simbólico que isso seja feito no Corredor Tereza de Benguela da Câmara dos Deputados — em homenagem à líder quilombola brasileira que deixou sua marca na história política do século 18, muito antes que fossem iniciados os debates sobre o tema.
Na exposição, são retratadas personagens históricas da luta pela conquista ao voto feminino no País, como Nísia Floresta (1810-1885), Bertha Lutz (1894-1976) e Carlota Pereira Queirós (1892-1982). Também são apresentadas as precursoras do movimento pelo voto feminino em diversas partes do mundo, como Olympe de Gouges (França, 1748-1793), Mary Wollstonecraft (Reino Unido, 1759-1797) e Harriet Taylor Mill (Reino Unido, 1807-1858).
Durante a exposição, também é possível conferir uma retrospectiva da evolução dos direitos políticos das mulheres no ordenamento jurídico brasileiro nas Constituições e Códigos Eleitorais de 1824 até os dias atuais, além de algumas normas sobre os direitos das mulheres que só se converteram em lei devido à luta da bancada feminina e ao aumento da presença de mulheres na política, que tem possibilitado que as demandas dessa parcela da população cheguem com cada vez mais força aos centros decisórios do poder.
A exposição será oficialmente aberta no dia 11 de outubro, às 17h, com visitação até 28 de outubro. No mesmo dia 11, às 15h, haverá um debate sobre a exposição e os 90 anos do voto feminino no Brasil, com a participação das curadoras, de deputadas e representante do Instituto Avon.
Confira aqui o catálogo da mostra histórica.
Exposição "90 Anos do Voto Feminino no Brasil"
Abertura: 11/10 (terça-feira), às 17 h no Hall da Taquigrafia
Visitação: de 12 de outubro a 10 de novembro de 2022
Local: Corredor Tereza de Benguela – Câmara dos Deputados – Brasília/DF
Debate sobre a exposição e o tema dos “90 Anos do Voto Feminino no Brasil”
Dia 11/10, às 15h (Plenário a confirmar)
Registro fotográfico da exposição