Toninho de Souza - 52 anos de artes

Câmara apresenta exposição "Toninho de Souza – 52 anos de artes". Mostra artística fica em cartaz de 10/11/2021 a 07/01/2022 na Galeria Décimo do Anexo IV.
05/11/2021 12h10

O Centro Cultural Câmara dos Deputados promove a exposição "Toninho de Souza – 52 anos de artes", que destaca uma fase especial da trajetória de meio século de arte de Toninho de Souza, artista plástico baiano que mora em Brasília desde 1957.

As 19 obras selecionadas para a mostra fazem parte de uma fase inusitada na carreira do artista. Quem acompanha sua produção sabe da presença constante das cores primárias e secundárias na representação dos ícones da melancia, tucanos e araras – cores que propositadamente não foram utilizadas desta vez. 

Os originais das obras escolhidas nunca foram expostos publicamente. Os trabalhos foram criados no ano de 2009, período em que o artista abandonou seus coloridos favoritos e hibernou nas cores neutras em que se destacam principalmente o marrom e o bege – destaques na produção da fase de pintura acrílica dos Jardins do Inconsciente I. Nestes trabalhos, o artista utiliza, como suporte, folhas de jornais que normalmente viram papel de embrulho ou vão direto para o lixo — o que reflete uma consciência do reaproveitamento dos materiais que provocam poluição ambiental. 

Para expressar a origem do suporte em determinadas obras, as impressões gráficas do jornal fazem parte da composição da obra. Na seleção, os fragmentos de olhos, sementes, bicos, penas, cabeças de seus elementos pictóricos em contínua repetição induzem a imagens de flores e folhas, pela inserção de uma imagem que lembra um recipiente para colocar flores, como um jarro, uma lata ou um frasco. A intenção do artista, nessa experimentação, foi buscar desafios na utilização de novas matizes para ampliar seu universo pictórico e ver a reação do público ao se defrontar com elementos que não são flores, mas se aparentam como tal ao serem inseridos no contexto da composição de cada obra desta mostra. 

Toninho de Souza

O artista começou seu percurso artístico na capital federal no final da década de 60, e hoje sua arte essencialmente brasileira se encontra em acervos públicos e particulares em vários países do mundo.

Toninho de Souza se projetou nacional e internacionalmente a partir da década de 80, ao criar a linguagem da Melanciacultura, que proporcionou, na década seguinte, o surgimento do Melantucanarismo. Experimentou diversos suportes e técnicas, com cores fortes e vivas nas representações das melancias, tucanos e araras – que sempre nortearam sua trajetória artística nas pinturas, esculturas, objetos, gravuras, desenhos e instalações.

Você pode conferir aqui o catálogo virtual da exposição.

 

Exposição Toninho de Souza - 52 anos de artes

Visitação: De 10 de novembro de 2021 a 7 de janeiro de 2022. A visitação, por enquanto, está aberta apenas a parlamentares e servidores, já que a Casa está fechada ao público externo desde março de 2020.

Local: Galeria Décimo - 10° andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados - Brasília/DF.

 

Registro da exposição

Toninho de Souza 1
Fotos: Clauder Lopes Diniz / Acervo Câmara dos Deputados
Toninho de Souza 2
Toninho de Souza 3 Toninho de Souza 4

selecionado por edital novo