Saúde Preta Importa

Para celebrar Dia da Consciência Negra, Câmara dos Deputados exibe, a partir de 20 de novembro, mostra virtual "Saúde Preta Importa".
17/11/2020 15h20

O Centro Cultural Câmara dos Deputados apresenta, a partir de 20 de novembro, a exposição “Saúde Preta Importa”, que marca o Dia Nacional da Consciência Negra. A mostra traça um breve panorama da saúde da população negra brasileira, com dados oficiais comparativos sobre o número de mortos e infectados pela covid-19, por exemplo. Destacam-se, na exposição, os principais problemas que afetam a saúde física e mental dos negros, bem como as conquistas mais importantes obtidas pelos negros por meio de leis e políticas públicas nacionais, além dos desafios que ainda persistem, em grande parte por conta do racismo estrutural da sociedade.

O título da mostra foi inspirado no movimento Black Lives Matter, que reivindica a preservação de vidas negras em todo o mundo. O Black Lives Matter é uma intervenção ideológica e política criada em 2013 em resposta ao assassinato do adolescente Trayvon Martin e que visa a protestar contra a brutalidade policial e todo o tipo de violência motivada por questões raciais direcionadas a pessoas negras. O movimento se fortaleceu em maio de 2020, quando o negro estadunidense George Floyd foi estrangulado por um policial em uma abordagem na cidade de Minneapolis, EUA. O ato causou grande comoção, ensejando manifestações em diversos países em clamor pela preservação de vidas negras.

A exposição, com curadoria do servidor Raphael Cavalcante, é composta de dados de pesquisas, textos explicativos, fotos, vídeos, gráficos e infográficos e poderá ser acessada pela página do Centro Cultural no site da Câmara dos Deputados: www.camara.leg.br/centrocultural. Nas paredes do corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, haverá pequenas chamadas alusivas à mostra, convidando para a exposição virtual. 

Você pode acessar a mostra histórica aqui: https://bit.ly/36N6IBU.