Sarney 90 anos

Para homenagear as nove décadas de vida do político e escritor José Sarney, o Centro Cultural lança o livro “Sarney 90 anos”, com depoimentos, discursos, fotos e biografia.
07/12/2020 17h10

A obra “Sarney 90 anos”, impressa na Gráfica da Câmara, tem apresentação da Consultoria Legislativa, prefácio do presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia, e edição do Centro Cultural. É uma coletânea de depoimentos dos ex-presidentes Dilma Rousseff, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer, amigos de José Sarney (personalidades nas letras, nas artes, na ciência, no mundo jurídico, na política e na economia), além de artigos e discursos importantes, como os discursos realizados durante o drama que levou Sarney, como vice-presidente eleito, a assumir a Presidência da República após a doença e morte de Tancredo Neves, em 1985.

O livro destaca também a vasta produção literária do escritor José Sarney, que é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, e a cronologia da sua vida e obra, bem como um rico acervo de fotos que inclui raros registros de sua infância e juventude.

O documentário “Sarney 90”, produzido pela TV Câmara, também é uma homenagem a esse escritor, advogado e homem público influente e respeitado da História do Brasil. Com direção e roteiro de Marcya Reis, o vídeo traz depoimentos de personalidades como os ex-presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, as cantoras Alcione e Fafá de Belém, a escritora Nélida Piñon e o ex-presidente do STF, Nelson Jobim.


No dia 7 de dezembro pela manhã, o presidente Rodrigo Maia foi à casa do presidente Sarney para lhe entregar um exemplar do livro e para assistirem, juntos, ao documentário.


A princípio, estavam previstas, dentro das ações em homenagem aos 90 anos de Sarney, uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, com a entrega do livro e a apresentação do documentário, além da abertura de uma exposição histórica no corredor de acesso ao Plenário — solenidades que tiveram de ser adaptadas, em razão da pandemia do novo coronavírus.

 

Você pode conferir aqui o arquivo (PDF) do livro.