Lugar de mulher é na tribuna: os avanços femininos no Parlamento brasileiro

O Centro Cultural e a Secretaria da Mulher promovem, de 4 a 18 de março, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara, a exposição "Lugar de mulher é na tribuna: os avanços femininos no Parlamento brasileiro".
03/03/2020 09h25

O foco da mostra histórica, que faz parte da programação do Março Mulher, é o uso da palavra como instrumento de luta feminina no âmbito do Poder Legislativo. A exposição aborda as ações promovidas e as vitórias conquistadas pelas mulheres a partir dos enunciados femininos proferidos no curso da atividade parlamentar. O marco histórico é o dia 26 de março de 1987, quando mulheres de todos os Estados da Federação entregaram no Congresso Nacional a famosa Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes.

A exposição também faz um resgate histórico das pioneiras na luta da igualdade de gênero no Brasil. Na mostra há homenagem às pioneiras que ocuparam assento no Poder Legislativo nas esferas federal, estadual e municipal. São lembradas ainda as deputadas que se uniram, embora somando apenas 26 dos 559 constituintes, e conseguiram fazer aprovar a maior parte das propostas apresentadas.

E finalmente, recorrendo a uma linha do tempo, são elencadas as principais ações protagonizadas pelas mulheres no âmbito do Poder Legislativo nesses últimos 33 anos, em particular a partir da criação da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

Lugar de mulher é na tribuna: os avanços femininos no Parlamento brasileiro

Visitação: de 4 a 18 de março de 2020, das 9h às 17h
Local: Corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, Brasília, DF
Abertura: 4 de março, às 16h, no corredor de acesso ao Plenário
Entrada franca

Ações do documento