Ver e Olhar

Fica em cartaz na Câmara dos Deputados, de 28/10 a 27/11, a exposição coletiva "Ver e Olhar", com obras dos artistas Eugênia França e Marafigo.
04/11/2019 11h55

Eugênia França e Marafigo se inscreveram no Edital de Seleção do Centro Cultural Câmara dos Deputados com projetos de exposições individuais. Ao analisar os trabalhos, porém, a Comissão Curadora percebeu a afinidade e o potencial de diálogo entre eles. Optou, assim, por congregar as obras dos dois artistas nesta mostra coletiva, que recebeu o nome de Ver e Olhar.

Na série Do lado de cá, do lado de lá, criada sobre lona de caminhão, a artista mineira Eugênia França retrata, em pinturas de cores escuras e ambiente sombrio, uma infância desafortunada: crianças e brinquedos não confortáveis, não protegidos, não espontâneos, não felizes. As obras funcionam como denúncia da violência infantil e perturbam, de imediato, o espectador.

Já o artista catarinense Marafigo apresenta, em sua sequência Epifania, pinturas de paisagens amplas e nebulosas habitadas por figuras longínquas — como que se estivessem perdidas ou deslocadas. Ao resgatar ambientes e personagens que habitam seu inconsciente, Marafigo inquieta o observador e o convida a reflexões filosóficas.

As telas de ambos não são emolduradas. Expostas sem suporte, afixadas diretamente na parede, as obras reforçam ainda mais a urgência das denúncias — de angústia, solidão, desencontro, descabimento — e suscitam sensações cruas e estranhamento instantâneo.

Mesmo com objetivos particulares distintos, os dois projetos casados nesta coletiva convergem no poder de impressionar: atiçam, de forma semelhante, o ver e o olhar, impactando sobremaneira cada espectador. 

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

Ver e Olhar

Visitação: de 28 de outubro a 27 de novembro de 2019, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria Décimo | Anexo IV, 10º andar da Câmara dos Deputados
Entrada franca

Ver e Olhar
Fotos: Acervo Câmara dos Deputados

Ver e Olhar

Ver e Olhar

Ver e Olhar

Ver e Olhar

selecionado por edital novo