Barco de Fogo

Exposição "Barco de Fogo", de Márcio Garcez, apresenta fotos dos bastidores da cultura dos barcos de fogo, uma das manifestações culturais mais significativas do estado de Sergipe.
06/06/2019 09h20

Fica em cartaz até 27 de junho a exposição Barco de Fogo, do fotógrafo Márcio Garcez, no Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados.

Barco de Fogo apresenta, a partir de uma narrativa fotográfica, os bastidores da cultura dos barcos de fogo, uma das manifestações culturais mais significativas do estado de Sergipe, destacando o trabalho dos fogueteiros nos barracões, bem como a complexidade da tradicional confecção e soltura dos fogos de artifício.

A produção dos festejos envolve um considerado número de pessoas, presentes tanto no processo de confecção quanto na soltura (estopim) e na apresentação dos artefatos pirotécnicos. Sua confecção se dá nos barracões existentes no município e está embasada em um trabalho coletivo, associado a uma mistura de carpintaria, engenharia e artesanato. A  manifestação cultural resulta de um saber-fazer construído por meio da criatividade e engenhosidade de seus artesãos, conhecidos como fogueteiros.

Com a entrada do mês de junho, os barcos de fogo tomam conta das ruas de Estância. A manifestação é considerada Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe.

As imagens fazem parte do registro autoral do sergipano Márcio Garcez, graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe e que, ao longo de trinta anos, documenta a cultura popular brasileira, com trabalhos publicados em alguns dos principais veículos de comunicação e editoras do país.

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.


Exposição Barco de Fogo

Artista: Márcio Garcez
Visitação: de 05 a 27 de junho de 2019, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor, Anexo II da Câmara dos Deputados
Entrada Franca

Barco de Fogo 1
Fotos: Luis Macedo / Acervo Câmara dos Deputados

Foto: Luis Macedo / Acervo Câmara dos Deputados

Foto: Luis Macedo / Acervo Câmara dos Deputados

Novo edital do Centro Cultural