Alencar, Machado e Euclides
O Centro Cultural Câmara dos Deputados (CeCult) realiza, de 13 de junho a 3 de julho de 2019, exposição sobre a vida e a obra dos escritores brasileiros José de Alencar, Machado de Assis e Euclides da Cunha. Na mostra “Alencar, Machado e Euclides: patrimônios da cultura brasileira” são exibidos textos, fotos, ilustrações e infográfico.
A exposição, instalada no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, tem texto de apresentação assinado por Edmílson Caminha -- professor, escritor e consultor legislativo aposentado da Câmara dos Deputados --, que também fará palestra sobre os três autores no dia 27 de junho. Em 2019, completam-se 190 anos do nascimento de José de Alencar, 180 anos do nascimento de Machado de Assis e 110 anos da morte de Euclides da Cunha.
Nascido em 1829, José de Alencar foi, além de romancista, deputado por quatro mandatos, entre 1861 e 1877, pela província do Ceará e é autor de obras como O Guarani, Iracema e O Tronco do Ipê. Já Machado de Assis, nascido em 1839, é romancista, contista, cronista, poeta, dramaturgo e tradutor. Entre suas obras estão romances como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.
Euclides da Cunha, tragicamente morto em 1909, aos 43 anos de idade, consagrou-se com Os Sertões, obra escrita quando ele foi correspondente de guerra na campanha de Canudos.
Você pode conferir também o catálogo virtual da exposição.
Exposição: Alencar, Machado e Euclides: patrimônios da cultura brasileira
Visitação: de 13 de junho a 3 de julho de 2019, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, Câmara dos Deputados
Palestra: “A importância de Alencar, Machado e Euclides para a literatura brasileira”
Palestrante: professor Edmílson Caminha
Data: 27 de junho, às 17h
Local: salão da Biblioteca da Câmara – Anexo II