Lia de Manaká

O espetáculo une música, literatura, teatro, dança e muita animação. É ambientado com músicas da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
19/10/2015 14h35

O convívio com as artes pode ser um dos elementos mais estimulantes para o desenvolvimento das crianças. A música, o teatro, a dança e as artes visuais despertam a curiosidade de meninos e meninas, provocando a criatividade e contribuindo para a construção do senso crítico e estético.

É por isso que, neste Mês da Criança, o Centro Cultural Câmara dos Deputados teve a alegria de trazer para a Casa o espetáculo Lia de Manaká, que une música, literatura, teatro, dança e muita animação.

Lia e a atriz mirim - Espetáculo Lia de Manaká - Luis Macedo / Acervo / Câmara dos DeputadosA apresentação foi um presente para um público muito especial: alunos de escolas da Secretaria de Educação do DF. Assim, a plateia-mirim vivenciou um encontro mágico com Lia de Manaká e seus personagens maravilhosos.


LIA DE MANAKÁ

O personagem Lia de Manaká é uma contadora de estórias que convida o público infantil para uma viagem encantadora pelo mundo da imaginação. Seres fantásticos como a Ratinha Branca e a Serpente de Sete Cores ganham forma, interagindo com as crianças e promovendo a diversão da garotada. Com sua dança e seus bonecos, ela cativa os pequeninos, que levarão na memória essa experiência inesquecível.

CHIQUINHA GONZAGA

O espetáculo Lia de Manaká é ambientado com músicas da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Chiquinha Gonzaga é a autora da marchinha de carnaval “Ó abre alas”, feita para o carnaval de 1899. A necessidade de adaptar o som de seu piano ao gosto do povo lhe valeu a glória de se tornar a primeira compositora popular do País. Em homenagem a Chiquinha Gonzaga, o Dia Nacional da Música Popular Brasileira (MPB) é comemorado em 17 de outubro, data do seu aniversário.
 

ELIANA CARNEIRO

Lia e a cobra - Espetáculo Lia de Manaká - Luis Macedo / Acervo / Câmara dos DeputadosA atriz e dançarina tem uma longa e premiada trajetória no universo do espetáculo. Seu corpo se alia à palavra, à música, aos bonecos e ao vídeo, de forma original e criativa. Com palhaços e bonecos que interagem com o público, seu trabalho prima pelas belas histórias, apurada expressividade corporal, refinadas trilhas sonoras e roteiros cativantes.


O espetáculo aconteceu no dia 19 de outubro de 2015, às 15h, no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados.