Construtores do Brasil

Câmara remonta exposição Construtores do Brasil A mostra reúne 25 quadros de diferentes artistas, que retratam personagens históricos e representativos na formação do País, como Frei Caneca, José Bonifácio e Juscelino Kubitschek. Visitação está aberta até 24 de novembro.
04/11/2013 19h40

Está aberta para visitação até 24 de novembro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a exposição “Construtores do Brasil – Homens e Mulheres que Ajudaram a Fazer um Grande País”. A mostra é composta por 25 quadros de diferentes artistas, que retratam personagens históricos e representativos na formação do País, como Frei Caneca, José Bonifácio e Juscelino Kubitschek.

Entre os artistas que integram a mostra, destacam-se Romero Britto, com a pintura do Frei Caneca; Darlan Rosa, com tela do presidente Juscelino Kubitscheck; Marysia Portinari, que retrata José Bonifácio; e Yara Tupynambá, com a reprodução da Princesa Isabel. A exposição tem curadoria do ex-presidente da Câmara, atual ministro do Esporte e historiador Aldo Rebelo.

As obras integram o acervo da Câmara, que decidiu remontar a exposição em função da grande procura por parte do público de todas as cidades brasileiras nas quais as obras foram expostas.

Histórico
Em 2006, o então presidente da Câmara, Aldo Rebelo, montou a exposição com imagens digitais envelhecidas. Em 2009, já sob a presidência de Arlindo Chinaglia, a Câmara reabriu a exposição e editou um catálogo com as biografias dos homenageados, que está disponível na Biblioteca Digital.

Em 2012, com o então presidente Marco Maia, os retratos foram pintados por 25 artistas, a convite da Câmara, em estilos e técnicas que agregam valor artístico à coleção agora em exibição na Câmara. A TV Câmara também produziu uma série de documentários sobre a história de cada um dos 25 personagens, cujo material também está disponível no site da TV.

 

SERVIÇO 

Exposição Construtores do Brasil - Homens e Mulheres que Ajudaram a Fazer um Grande País

Local: Câmara dos Deputados – Galeria do Salão Nobre – Brasília-DF

Visitação: 26 de outubro a 24 de novembro, todos os dias da semana, inclusive feriados, das 9h às 18h30

Entrada Franca.

Informações (61) 3215-8080 / cultural@camara.leg.br

 

Biblioteca Digital: https://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/8566