OS ONZE – FUTEBOL E ARTE – ÁFRICA 2010 X BRASIL 2014

01/06/2010 17h04

 

Craques das artes plásticas exibem sua visão do futebol-arte

 

 

Catorze craques das artes plásticas retratam suas diferentes visões sobre o esporte mais popular do mundo na exposição “Os Onze – Futebol e Arte – África 2010 x Brasil 2014”, que será aberta no dia 8 de junho, às 18 horas, na Sala de Exposições do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados”, em Brasília. Para a “Seleção Canarinho das artes plásticas”, como se auto-intitulam, foram escalados os artistas Antonio H. Cabral, Antonio Peticov, Cláudio Tozzi, Gregorio Gruber, Ivald Granato, Jô Soares, José R. Aguilar, José Zaragoza, Luiz Áquila, Luiz Baravelli, Roberto Magalhães, Tomoshige Kusuno e Zelio Alves Pinto e a obra que Rubens Gerchman preparou especialmente para a exposição, antes de falecer em 2008.
O curador da mostra, Ivad Granato, explica que o grupo “Os Onze” já há algumas copas, elabora obras que transmitem o conceito de futebol-arte, “expressão brasileiríssima de integração entre a cultura, a arte e a identidade do brasileiro”. E acrescenta: “Mestres em todas as escolas, todas as técnicas, com carreiras artísticas de muitas décadas que, reunidos como jovens iniciantes, divulgam suas mensagens de inquietudes, emoções, amor em uma técnica apurada e perfeita”.

As obras que serão exibidas primeiro em Brasília, depois em São Paulo e Rio de Janeiro, são cópias digitalizadas em telas de algodão tramado e impressas por nova tecnologia digital e, em alguns casos, com intervenção complementar do artista. Os originais se juntam às obras da seleção sul-africana das artes plásticas Annette Loubser, David Koloane, Johannes Phokela, Karl Gietl, Louis Scott, Mbongeni Buthelezi, Kagiso Pat Mautloa, Robert Hodgins, Samson Mnisi, Sandile Zulu, Simon Stone e Wayne Barker, numa espécie de embate cultural de brasileiros x sul-africanos que, a convite do governo de Pretória serão expostos em Johannesburgo, no Espaço Cultural do Commerzbank durante a Copa do Mundo.

Recentemente, o G-11 participou de uma mostra no Congresso Nacional em homenagem aos 50 anos de Brasília. Presidido pelo publicitário José Zaragoza, desde 2006, o grupo trabalha intensamente pela valorização do artista brasileiro e já realizou exposições em Santiago, Berlim, São Paulo, Roma, Bruxelas e Helsinque.

Arte e futebol, a simbiose

Nossos grandes artistas são craques de bola ou os nossos craques de bola são grandes artistas? Em se tratando de Brasil, as duas alternativas são válidas”, brinca o vice presidente do G-Onze e ex-presidente da Bienal de São Paulo, Roberto Muylaert. Em seu texto de apresentação publicado no catálogo, ele destaca cada um dos artistas numa linguagem livre, futebolística e divertida.

Em outubro, a exposição segue com originais para Belo Horizonte e no próximo ano, será montada em Santiago, Chile, e posteriormente no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis. Depois prossegue para as doze cidades sedes da Copa do Brasil, em 2014.

 

Serviço

Exposição "OS ONZE – FUTEBOL E ARTE – ÁFRICA 2010 X BRASIL 2014".

Abertura: Coquetel dia 8 de junho de 2010, às 18 horas, na Sala de Exposições.

Visitação: 09 de junho a 15 de julho de 2010, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas.

Local: Sala de Exposições do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, Ed. Principal, entrada pelo estacionamento da Chapelaria.

Recomendado para todas as idades.

Entrada Franca.

Realização: G-11

Apoio: Câmara dos Deputados.