MULHER NEGRA MULHER - fotos de Ernani Pinhos, esculturas das Mulheres Ceramistas da Maré e pinturas de Nilza Rocha, Almir Orácio e Tila viana.
A exposição Mulher Negra Mulher homenageia 108 mulheres negras com papeis representativos em nossa sociedade por suas realizações pessoais e por seu ativismo em prol da coletividade. Chama atenção para a questão racial, já que trata do recorte de uma população vítima de processo social desigual e historicamente injusto.
A exposição foi fundamentada na consciência da importância da mulher e da influência afrodescendente nas manifestações culturais brasileiras. O objetivo é levar as pessoas à refletirem sobre o que a figura da mulher negra representa para a sociedade em termos de força e abnegação e, em especial, das conquistas alcançadas, a despeito de integrarem uma fatia demográfica ainda à margem da sociedade. Valorizar o presente de modo a influenciar o futuro.
A exposição traz as mais diversas representações visuais da iconografia feminina, com a sensibilidade de seu dia a dia, com seu colorido, com seu preto e seu branco. Foca personalidades do mundo acadêmico, artístico, literário, esportivo, político, comunitário, entre outros.
SERVIÇO:
Visitação: até o dia 25 de novembro.
Horário: das 09 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Local: Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados
Entrada pela Chapelaria
Entrada franca.