HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E OUTROS RESGATES FOTOGRÁFICOS - Fotos de Humberto Lemos e Janaína Miranda

 

janainaOs fotógrafos Humberto Lemos e Janaína Miranda, responsáveis pelo Espaço f/508 de Fotografia, trazem à Câmara dos Deputados, de 1º a 31 de março, na Sala de Exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares uma exposição que revisita suportes diversos da fotografia analógica. Intitulada "Histórias, memórias e outros resgates fotográficos", a mostra reúne fotografia pinhole, analógica em cor e p&b, e processos fotográficos históricos.

Entre os trabalhos de fotografia pinhole estão imagens monocromáticas e coloridas desenvolvidas no âmbito das oficinas ministradas pelo f/508, realizadas com câmeras pinhole. Ao optar pela utilização de pinholes de madeira, caixinha de fósforos, Foam Board e outros materiais, os autores aprendem a lidar com a imprecisão do enquadramento e com o acaso. O resultado são imagens lúdicas, que remetem ao universo dos sonhos e do inconsciente.

Ainda no universo fílmico, são apresentadas fotografias realizadas por meio de diversos recursos analógicos que têm na imprevisibilidade do resultado sua característica mais sedutora. Toy cameras e processos cruzados de revelação foram algumas das ferramentas utilizadas pelos autores para alcançarem o resultado exposto.

Dentre os processos históricos, desenvolvidos no século XIX, quatro deles ganham destaque na mostra: Cianótipo, Marrom Van Dyke, Papel Albuminado e Papel Salgado. As cópias fotográficas foram produzidas no próprio Espaço f/508 de Fotografia, por alunos e integrantes do f/508, sob a orientação do professor e fotógrafo Luis Gustavo Prado.

Por último, a mostra traz ao público um material inédito: os primeiros daguerreótipos produzidos em Brasília.

A daguerreotipia, primeiro processo fotográfico, desenvolvido por Louis Jacques Mandé Daguerre e publicado pela Academie des Sciences de Paris, em 1839, surpreendeu o mundo, apresentando uma definição que nunca foi superada por outra técnica. Trata-se de um longo processo, composto por diversas etapas: polimento da placa de cobre, banho de prata, sensibilização, realização da fotografia, revelação e montagem.

Por se tratar de uma imagem formada sobre a prata, um metal nobre, e muitas vezes tratado com uma viragem em ouro, cada exemplar é uma peça única, o que confere ao daguerreótipo o status de pequena jóia. Sua superfície prateada reluzente mostra, conforme o ângulo do olhar, ora uma imagem negativa, ora uma imagem positiva: é um positivo direto.

Participam da mostra: Alessandra Araújo, Antonio Nepomuceno, Antúria Viotto,

Bete Coutinho, Bruna Neiva, Cláudia Lopes, Fernando Ribeiro, Fred Cintra, Helena Daher, Hélio Rocha, Humberto Lemos, Janaína Miranda, Júlia Salustiano, Lucas Las-Casas, Marcius Fabiani, Mariana Vassallo, Rafael Dourado, Rose May Carneiro, Télio Pacheco e Thiago Barros

 

Serviço


Exposição Histórias, memórias e outros resgates fotográficos.